Unidade feito a água da chuva

.

Estudantes secundaristas estendem faixa no Vão Livre do MASP “CHEGA DE MORTES! VACINA JÁ! FORA BOLSONARO!” São Paulo, SP. 11 de maio de 2021. Foto: Roberto Parizotti.

Unir é mais simpático e prazeroso do que dividir. Na vida em geral é assim, na luta política também.

Mas tal como na vida pessoal, em que às vezes o interesse individual imediato se sobrepõe às necessidades e possibilidades do grupo – no trabalho, na escola, no clube, na igreja e mesmo na família –, interesses próprios de partidos se sobrepõem ao projeto comum possível.

É uma contradição permanente, um conflito de interesses e intenções; que tanto podem ser bem administrados como não, pondo aspirações comuns a perder.

Quem não já viveu situações assim na luta cotidiana, e até mesmo nos limites de uma sala de aula ou de uma seção de fábrica?

A vida ensina.

A experiência consolidada pela reflexão crítica e autocritica ganha consistência e serve de referência para os passos seguintes.

No espectro partidário brasileiro o PCdoB se destaca pela longevidade e pela presença altiva, persistente e ousada em todas as fases e circunstâncias da vida da nação nos últimos cem anos.

Percorreu muitas estradas.

Exercitou a práxis – sempre numa tentativa de compreender a realidade à luz da teoria social do nosso tempo, o marxismo.

Amadureceu.

Por isso se destaca na cena política atual ao erguer persistentemente a bandeira da unidade das correntes políticas e segmentos sociais ativos em defesa de bandeiras comuns.

Tanto num plano mais amplo, a pugnar pela soberania do País e pela democracia ameaçadas pelo neofascismo encarnado pelo governo Bolsonaro; como numa dimensão específica, sobretudo no interesses do povo trabalhador, ao lutar pela vacinação de todos os brasileiros contra a covid-19, pelo auxilio emergencial digno e duradouro, por medidas que atenuem o desemprego e a falência de oportunidades de trabalho informal.

Seja na perspectiva de um impeachment do atual governante, que não deve sair da pauta; seja nos preparativos para as eleições gerais de 2022, os comunistas se imbuem de valores humanistas e solidários mais nobres que os inspiram e batalham pela unidade.

Lidam com o tempo presente mirando o futuro socialista.

Nesse esforço, cuidam dessa ideia tão nobre e tão necessária como se fora como a água da chuva, que ao cair sobre o solo se espalha por toda parte, contornando obstáculos e alcançando espaços a ocupar…

Não se trata de negar conflitos entre projetos e interesses distintos – que são naturais e compreensíveis.

Trata-se de contorna-los, respeitando diferenças e juntando o que é possível em torno de proposições imediatas comuns.

Militantes que se enfrentam em disputas específicas dos movimentos sociais não perdem de vista a unidade possível nas lutas que se seguem.

Assim como na busca de coalizão partidária a mais ampla possível, contam menos divergências anteriormente vividas e mais os propósitos imediatos, que podem ser convergentes.

É da vida. E da luta.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor