A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

João Quartim de Moraes

Professor universitário, pesquisador do marxismo e analista político.
Sangue no rastro da Lava Jato

O que se instalou em Curitiba foi um grupo de esquadrão da morte, totalmente fora dos parâmetros legais.

A equação comunismo=nazismo

A assimilação do comunismo ao nazismo é um postulado básico do pensamento quase único neoliberal.

Besouro caçando águia

Segundo Erasmo, que o comentou longamente em seu livro de Adágios, o antiquíssimo provérbio grego que nos serve de título é utilizado “quando um ser mais fraco e com menos recursos urde algum golpe baixo ou prepara emboscadas contra um inimigo muito mais possante”. Como todos os bons provérbios, o do besouro caçador de águia pode ilustrar metaforicamente, a partir de seu significado básico, ampla gama de situações. A que aqui ilustramos concerne a uma tentativa rasteira de desqualificar o filósofo Domenico Losurdo.

O Fantasma de Stalin

“Sessenta e sete anos depois sua morte (1953), Stalin continua a assombrar as belas almas”.

1939: o pacto de não agressão e a hipocrisia anticomunista

Sem surpresa, os oitenta anos do pacto de não agressão assinado em Moscou em 23 de agosto de 1939 pelos ministros do Exterior soviético e alemão, Molotov e von Ribentropp, deram ocasião à direita liberal e aos anticomunistas de todos os matizes (dos fascistas aos social-democratas) a mais uma operação ideológica visando a assimilar nazismo e comunismo, os dois classificados como “totalitários”.

Álbum de família da “república de Curitiba”

Em abril passado, um dos procuradores da famigerada Lava Jato, Diogo Castor de Mattos, foi afastado da junta de “tremendões” que manda no que eles chamam a “República de Curitiba”. Sem maiores explicações, naquele momento.

A encruzilhada da Previdência

Salvo as TVs e rádios especializados em comercializar Jesus no mercado dos pobres de espírito (eles são muitos, infelizmente), automaticamente alinhados com Bolsonaro, os jornais de maior respeitabilidade burguesa mantêm um pé atrás em relação ao Messias das milícias.

O nazismo era de extrema direita. mas nacionalista 

 Os facho-bolsonaristas ganharam as eleições de 2018 aplicando nas redes sociais o conhecidopreceito do chefe nazista J. Goebbels, uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade. Evidentemente, em ambientes politicamente esclarecidos, uma mentira pode ser repetida um milhão de vezes sem enganar ninguém. Mas num ambiente de intoxicação reacionária e de ódio furibundo, até os mais grotescos disparates podem surtir efeito.

 A Engrenagem

 Um companheiro e amigo, excelente conhecedor da política italiana, reforçou meu comentário “Arremedo de justiça”, frisando que a “farsa” que condenou Battisti à prisão perpétua é “inegável e tosca”: ele “foi acusado de assassinatos cometidos na mesma hora em duas cidades diferentes”.

Arremedo de justiça

Como o portal Vermelho bem informou e comentou, a ânsia de exibir Battisti para o público coxinha causou ao governo Bolsonaro mais um vexame internacional. Nem bolivianos, nem italianos levaram a sério sua anunciada pretensão de obrigar o prisioneiro a fazer uma escala por aqui como urso de circo na viagem para a prisão perpétua que o esperava na Itália. Para lá foi levado diretamente da Bolívia.

O fator militar no governo Bolsonaro-3: a espada de Leônidas

Não se pode negar racionalidade à atitude do general Leônidas Pires Gonçalves na madrugada de 15 de março de 1985. Impondo Sarney aos que, à luz da Constituição vigente, consideravam que a presidência interina devia caber a Ulysses Guimarães, ele evitou a pior hipótese de todas, aquela preconizada pelo general Walter Pires, ministro do Exército do ainda oficialmente presidente João Figueiredo.

1 2 3 8