Movimento 65 – uma boa nova para o Brasil

A democracia é, antes de tudo, um ambiente que estimula e possibilita a participação popular. E para que exista uma efetiva presença do povo na vida política do país, é preciso haver meios que assegurem, de fato, esse direito. Essa é a ideia essencial do Movimento 65, lançado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), para fomentar a ampla participação política dos brasileiros comprometidos com a defesa do país e com os direitos do povo.

Como diz o seu manifesto, o Movimento 65 tem caráter cívico e eleitoral. Cívico porque põe a defesa das conquistas democráticas em primeiro plano. O Brasil vive uma situação de ameaça real às suas instituições, sob risco de completa restrição à participação popular e já vivendo situações de descarada censura, apologia ao nazismo e fomento à intolerância política e social por forças obscurantistas e até por integrantes de altos escalões governamentais.

Os bolsonaristas sabem que o povo organizado e consciente da realidade política e econômica do país pode participar com mais força na defesa de seus direitos. Isso se chama democracia. Daí a verdadeira ojeriza da extrema direita a tudo o que permite a organização e a politização do povo. No lugar da democracia impera a demagogia e a manipulação dos fatos.

Sem a participação popular, o governo Bolsonaro se vê de mãos livres para impor a sua agenda de retrocessos sociais, políticos e econômicos, contrária aos interesses do país e do povo. O Movimento 65 tem a finalidade de se contrapor a essa plataforma de retirada de direitos e de desmonte do patrimônio público. Neste ano de eleições municipais, a melhor forma para se fazer isso é apresentar o máximo de candidatos na disputa para as prefeituras e câmaras de vereadores.

Em seu manifesto o Movimento 65 afirma que sua missão é “reacender a esperança do povo, desbravar alternativas e buscar saídas para um país atingido pelo desastroso governo Bolsonaro”.
O manifesto fala ainda da necessidade dos candidatos darem “respostas às aspirações da maioria da sociedade por cidades democráticas, sustentáveis e seguras”. E toca em questões concretas que afetam a vida da população em áreas como saúde, emprego, segurança, educação, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

Essas são, em linhas gerais, as propostas e o propósito do Movimento 65, pensado para ser o lugar em que democratas e patriotas possam ocupar postos importantes para o futuro do país e dos brasileiros. O Brasil precisa, urgentemente, descortinar horizontes para que o povo tenha consciência de que precisa lutar contra a situação de descalabro criada pelo bolsonarismo.