O desafio grandioso da campanha eleitoral do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil enfrenta o desafio de desenvolver seu maior projeto eleitoral numa eleição municipal – a opinião foi manifestada pelo presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, na reunião da Comissão Política que transcorreu nesta sexta-feira (24), em São Paulo.

O Partido tem candidatos em seis capitais (Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Fortaleza, Manaus e Macapá) e está no páreo, em condições competitivas, também em cidades importantes como Caxias do Sul (RS), Contagem (MG), Foz do Iguaçu (PR), Jundiaí (SP) e Olinda (PE). Mesmo em capitais, como São Paulo, Salvador e Rio Branco, onde o partido não encabeça as chapas para prefeito, os comunistas apoiam candidaturas com forte apelo eleitoral.

Esta será a maior campanha eleitoral municipal da história dos comunistas no Brasil. Segundo a última estatística do Tribunal Superior Eleitoral, o PCdoB terá 13.614 candidatos, sendo que 235 são para prefeito e 13.042 para vereador.

Desafio grande exige empenho gigante. E é com esta disposição que os comunistas, seus amigos e simpatizantes entram nesta luta. O Partido precisa mobilizar todos os seus recursos de propaganda e difusão para fortalecer o debate no meio do povo e dos trabalhadores e difundir aos quatro cantos as ideias e propostas apresentadas por seus candidatos.

O Partido Comunista do Brasil defende propostas avançadas para humanizar e democratizar as cidades; dialoga com o povo para tornar suas propostas concretas e viáveis; não desconhece ou esquece a vinculação entre a disputa municipal de 2012 e a necessidade de fortalecimento do bloco democrático e progressista para a disputa presidencial de 2014.

Tudo isso, explica Renato Rabelo, depende da mobilização total da militância para dar vida à campanha. Esta mobilização deve ser feita nas ruas em grandes ações junto ao povo. É um enorme desafio para este Partido que construiu sua longa história de nove décadas à base do enfrentamento de desafios sempre gigantescos. Em 2012 não será diferente.