Festival do PCdoB-BA reúne 1,5 mil pessoas em celebração aos 100 anos

Cerca de 1.500 pessoas estiveram no Espaço de Eventos da Igreja que leva o nome do bairro, número que não pôde ser maior por conta das restrições sanitárias

(Fotos: Anselmo Garrido)

O ‘Festival Vermelho Bahia – Bailinho dos 100 anos’, que celebra no estado o centenário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), movimentou o Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (19). Cerca de 1.500 pessoas estiveram no Espaço de Eventos da Igreja que leva o nome do bairro, número que não pôde ser maior por conta das restrições sanitárias.

A militância comunista comemorou o sucesso de público, qualidade e repercussão da atividade, o que, para o presidente estadual, Davidson Magalhães, revela que o Partido chega com muita força ao centenário. “O Festival foi um grande evento da militância do Partido. São poucos os organismos que têm 100 anos. Completar um século vivo e renovado, só o PCdoB”, afirmou.

Além do presidente, diversas lideranças do PCdoB-BA participaram da celebração, a exemplo da deputada federal Alice Portugal, da deputada estadual Olívia Santana, da secretária Julieta Palmeira (SPM) e da presidenta Aladilce Souza (PCdoB/Salvador). A presidenta da CTB-BA, Rosa de Souza, também esteve na atividade, junto com muitas outras representações dos movimentos social e sindical da Bahia.

Além das apresentações artísticas, o evento contou também com um ato político em alusão às dez décadas do PCdoB, com direito a bolo de aniversário. Entre os convidados, esteve Jerônimo Rodrigues (PT), secretário de Educação do governo do Estado.

O pré-candidato a governador do PT destacou a trajetória de luta e resistência do Partido Comunista e clamou pela continuidade da união entre as duas legendas da esquerda. “Eu vim aqui para deixar meu abraço e para pedir que a gente continue caminhando com Lula, para resgatar o Brasil, e, na Bahia, para dar continuidade ao nosso projeto, com o PCdoB lado a lado”, disse.

A festa contou com apresentações dos artistas Jau, Juliana Ribeiro e Pantera, e ainda teve performances do Comitê Poético Contra o Golpe e do Comitê Cultural. Na ocasião, Juliana cantou grandes clássicos do samba da Bahia e do Brasil e ainda destacou a história da organização comunista do País, que, para ela, representa um importante instrumento de elevação do povo ao poder.

“O PCdoB faz parte de uma construção nacional, de uma ideia de uma política de baixo para cima. Essa é a história real, então, pra mim é uma honra, ainda mais porque se homenageia também a Semana de Arte Moderna, que foi uma revolução nas artes, e a gente está aqui para isso. O sentido da arte não é de mero entretenimento, é de fazer pulsar e pensar”, disse Juliana RIbeiro.

A realização do ‘Festival Vermelho Bahia – Bailinho dos 100 anos’ só foi possível a partir de uma análise do atual cenário da pandemia, que revelou uma tendência de diminuição no número de casos e mortes por Covid-19. Diversos municípios participaram da festividade: além de Salvador, também estiveram representados Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Serrolândia, Licínio de Almeida, entre outros.

O evento integra uma série nacional de atividades alusivas ao centenário e representa uma preparação para o ‘Festival Vermelho – Florescer a Esperança’, que acontece entre os dias 25 e 26, em Niterói (RJ), município de fundação do PCdoB.

Fonte: PCdoB-BA