Festival Vermelho mostrou a “respeitabilidade do PCdoB”, diz Jandira

“Vencemos, apesar de todas as adversidades que nós estamos passando”, afirma deputada

Deputada Jandira Feghali (Foto: Pedro Henrique Rocha)

O Festival Vermelho – Florescer a Esperança não havia chegado ao fim. Mas, tão logo se encerrou o Ato Político Frente Ampla para Florescer a Esperança, no começo da noite de sábado (26), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) não tinha dúvidas: o principal evento na celebração dos cem anos do Partido Comunista do Brasil, realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ), fora bem-sucedido.

A mais longeva congressista na história do PCdoB respondeu pela coordenação geral do Festival Vermelho. Na véspera, a poucas horas do início da programação, ela lembrava os desafios de liderar uma iniciativa com tamanha dimensão. “O lema do nosso centenário é ‘Cem anos de amor e coragem pelo Brasil’ – e eu posso dizer a vocês que fazer esse Festival também exigiu muito amor e coragem. Espero que dê tudo certo”, declarou Jandira aos dirigentes presentes à reunião extraordinária Comitê Central do PCdoB.

Aproximadamente 28 horas depois, à saída do Ato Político, o que era expectativa tinha virado convicção. “Está dando tudo certíssimo”, afirmou Jandira. Faltavam apenas as últimas apresentações musicais, como a da cantora e compositora Leci Brandão. “Ainda tem o show, mas está tudo funcionando, com uma coordenação coletiva e a equipe trabalhando legal.”

Jandira destacou, em especial, a amplitude do ato político. Além de parlamentares e dirigentes do PCdoB, a atividade contou com a participação do ex-presidente Lula (PT), do governador Paulo Câmara (PSB-PE), do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT). Dirigentes de outros partidos e lideranças do movimento social também prestigiaram.

Lula cumprimenta Jandira l Foto: Pedro Henrique Rocha

“Esse ato político mostrou o respeito que o Partido conquistou de outras forças políticas e também da sociedade. Foi um ato muito grande, com muita gente, muitas forças políticas no palco, incluindo governador e prefeito”, disse Jandira. “É a expressão do que o PCdoB conseguiu construir, em todo esse tempo, que foi a respeitabilidade, em sua luta por democracia, liberdade e direitos. Quem fundou esse Partido há cem anos, nesta cidade, talvez não imaginasse o que eles estavam exatamente construindo.”

A adesão e o envolvimento do público também sobressaíram, conforme a deputada. “No palco, eu vi a foice e o martelo, mais a flor (ícones que compõem o logotipo do Festival). E vi todo mundo gritando pelo partido, inclusive os artistas. Isso mostra que vencemos, apesar de todas as adversidades que nós estamos passando.”

Para Jandira, a meta, agora, é garantir a continuidade do Festival Vermelho. Em Portugal, desde 1976, o Partido Comunista (PCP) realiza a tradicional Festa do Avante. Mais antiga ainda é a Fête de l’Humanité, criada em 1930 pelo jornal do Partido Comunista Francês. Agora, o Festival Vermelho inseriu o PCdoB na lista das legendas marxistas-leninistas com festivais temáticos, aliando política e cultura.

“A nossa ideia é que, a partir daqui, o Festival Vermelho seja regular e permanente, como são a Festa do Avante e Festa do l’Humanité. Esta é a nossa missão”, afirma. “Que possamos sempre celebrar a potência do povo brasileiro, articulando a política e a expressão da cultura, fazendo essas celebrações da transformação que o povo consegue fazer.”

Autor