A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Geral

Meio ambiente: não vim para construir; vim destruir, por Dermeval Saviani

Estamos diante de uma grave ameaça à existência da humanidade e de todo o planeta

Contágios voltam ao patamar de junho, com queda no Norte e no Sul

Média móvel de mortes continua estável em cerca de 700 registros. Rio de Janeiro tem alerta de ocupação de UTIs e Manaus precisa de novo lockdown.

Derrubada de resoluções do Conama: “Prejuízos difíceis de ponderar”

A opinião é de Paulo Artaxo, segundo o qual decisões são reflexos das mudanças ocorridas no Conama, hoje composto majoritariamente de representantes do agronegócio

O que eu aprendi dando aulas teóricas on-line durante a pandemia

Esse artigo relata o que eu aprendi tentando ensinar superando as dificuldades impostas pelo distanciamento social.

Como a pandemia da Covid-19 avançou sobre os indígenas da Amazônia

O novo coronavírus se disseminou mais rápido e mortalmente entre 98 etnias

Novo projeto de Bolsonaro tira verbas da Educação

O Fundeb é um fundo que serve para repassar recursos para Estados e municípios, com objetivo de aumentar os gastos em Educação e reduzir as desigualdades de ensino entre regiões que contam com maior ou menor orçamento próprio.

Uma plataforma eleitoral básica em defesa do Sistema Único de Saúde

O PCdoB lançou, na sexta-feira (25), sua Plataforma de Saúde para as eleições municipais com a participação da presidenta Luciana Santos, do governador Flávio Dino e da deputada federal Jandira Feghali. Diretrizes consideram medidas de combate à pandemia, assim como de fortalecimento do atendimento universal e gratuito à saúde.

Em queda lenta, Brasil soma mais de 142 mil mortos por Covid-19

Média móvel de óbitos segue estável há 2 semanas. Flexibilização do isolamento social com registro de muitas aglomerações pelo país impede uma queda mais significativa da curva epidêmica.

Trabalhadores da Volks celebram acordo histórico na justiça

A associação das vítimas da perseguição política na empresa ressalta o caráter inédito e histórico mundial do acordo para a justiça de transição, a memória e verdade da ditadura militar e a reparação coletiva.

Pantanal, vida ou morte

Existem meios eficazes de salvar o Pantanal, evitar gigantescos incêndios e tantas mortes de espécies importantes, torná-lo novamente pujante, belo e rentável como fora no passado?

Diálogo de Princípios com política, agrega, agora, o mundo científico

Editor da revista, Fábio Palácio, sinaliza que Princípios muda para se qualificar e se tornar uma revista de elevado mérito científico, num mundo em que a hegemonia civil e a luta das ideias não deve ser subestimada.

Governo Bolsonaro desclassifica estudo da ONU sobre proteção indígena

“O rumo a um Estado pária faz o Brasil também recuar em compromissos antes assumidos como o da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, da qual o Estado brasileiro foi negociador ativo e apoiador após a sua adoção”, denuncia o Cimi

1 2 3 1.180