30 anos sem Cazuza: A rascante e suja Pro Dia Nascer Feliz

Influenciados pelos Rolling Stones e incentivados pelo produtor Ezequiel Neves, Cazuza e Frejat se tornaram os Jagger & Richards do rock brasileiro

A dupla Cazuza e Roberto Frejat, que compôs hits como Pro Dia Nascer Feliz

Lançada pelo Barão Vermelho em 1983, Pro Dia Nascer Feliz (Cazuza e Frejat, 1983) dormia esquecida no segundo disco do grupo carioca até, meses depois, chegar às rádios a sensacional versão de Ney Matogrosso. Grande amigo de Cazuza, Ney tinha ouvido a canção numa fita, antes de a gravação do Barão chegar ao mercado e insistiu para regravá-la no álbum …Pois É, que saiu no fim do ano.

O impacto nas rádios desse rock cru, de letra hedonista, na voz de Ney, foi tão forte que despertou o interesse de alguns programadores pela versão original do Barão. Relançada em single pela Som Livre, essa gravação, mais rascante e suja, também começou a ter grande execução, chamando a atenção para a nova banda e dando o primeiro de muitos hits à dupla Frejat e Cazuza.

Rebelde e amoroso, sensível e debochado, cronista agudo de seu tempo, falando de sexo e drogas com uma linguagem original em que amores adolescentes do rock se cruzaram com dramas passionais do samba-canção, Cazuza (Agenor Miranda de Araújo Neto, 1958-1990) encontrou em Roberto Frejat (1962) o parceiro ideal.

O guitarrista encharcou de rock e blues aquelas crônicas cariocas de uma vida sem rédeas levada às últimas consequências, como celebram em Pro Dia Nascer Feliz, autorretrato do artista como um assumido vagabundo em busca do prazer, “nadando contra a corrente só pra exercitar / todo músculo que sente” e sempre querendo mais.

Influenciados pelos Rolling Stones e incentivados pelo produtor Ezequiel Neves, eles se tornaram os Jagger & Richards do rock brasileiro. Durante cerca de quatro anos, os dois produziram muito, emplacando vários sucessos, como Bete Balanço, Por Que Que a Gente É Assim? e Todo Amor que Houver nessa Vida, até Cazuza sair para a carreira solo em 1985.

Publicado originalmente no livro 101 Canções que Tocaram o Brasil

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *