Movimentos sociais criam Rádio Cafundó no Crato

Organizações se juntam para criar rádio na região do Cariri e a experiência já tem uma grade colaborativa de 12 […]

Francisco Nascimento, idealizador da Rádio Cafundó

Organizações se juntam para criar rádio na região do Cariri e a experiência já tem uma grade colaborativa de 12 programas.  A rádio Cafundó, criada no Crato, está em fase de experimentação e será transmitida a partir de plataforma virtual e rádio de poste, a iniciativa agrega uma série de organizações populares que desenvolvem trabalhos de cultura de base comunitária no município. A rádio é fruto da Lei Aldir Blanc, a partir de projeto aprovado pelo Coletivo Ensaio Aberto de Break Dance, em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A rádio será instalada na comunidade do Mutirão, no Postim Cultural, local onde funcionou um Posto Policial.  O espaço é coordenado pela Associação Mensageiras da Paz.

Francisco Nascimento, idealizador da Rádio Cafundó, está empolgado com a iniciativa e destaca a importância da articulação em rede que vem sendo desenvolvida e a contribuição colaborativa de comunicadores populares. Ele frisa que a rádio aposta na potencialidade e na diversidade do erudito ao popular. Nascimento acredita também que a rádio é uma instrumento que proporcionará espaços para as pautas e as vozes dos movimentos sociais.      

Além do financiamento do Coletivo Oficina Ensaio Aberto Break Dance, a rádio Cafundó recebe também recebeu subsídio de equipamentos e serviços do Coletivo Camaradas, Mensageiras da Paz, Pontes Criatividades e da Produtora Escola EnCine.

A parte técnica e visual da rádio está em fase de desenvolvimento. O profissional de  Marketing Diego Moreira está trabalhando no designer, produção do site e no streaming.

A rádio será coordenada pelo produtor cultural e ativista, Ricardo Alves que integra o Coletivo Ensaio Aberto e o historiador Francisco Nascimento, da Associação Mensageiras da Paz, ambos integram o Coletivo Camaradas.  

A programação da rádio será voltada para a promoção dos Direitos Humanos, a democratização estética e artística e fortalecimento das lutas e da memória dos movimentos sociais. A rede nacional Brasil de Fato também estará compondo a programação.   

Os organizadores buscam também estabelecer parcerias com o curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Cariri – UFCA, coletivos, pesquisadores e profissionais da comunicação. Algumas organizações já são parceiras da Rádio como Grunec, Comundos, Rádio Literária Carrapato, TV Barro Branco e Museu e Escola de  Artes Raimunda de Canena.