Ato em defesa das Cotas e do Estatuto de Igualdade Racial

O Governo Federal tem proposta concreta para implementar as Cotas para Negros, Índios e Pobres nas Universidades Públicas, mas a direita representada pela oposição é contra a aprovação desta Lei.

Em Defesa das Cotas para Negros, Índios e Pobres.
A busca incessante de igualdade e direito, por muitas vezes, causou polêmicas. Hoje com a adoção das Cotas para Negros, Índios e Pobres que já estão funcionando em vários Estados da União, a exemplo de Minas Gerais, não fogem à regra.  Assim mudar a cultura de pensamento da sociedade é um dos passos para a conquista da valorização e conscientização desse processo discriminatório positivo e de inclusão social.

O Governo Federal tem proposta concreta para implementar as Cotas para Negros, Índios e Pobres nas Universidades Públicas, mas a direita representada pela oposição é contra a aprovação desta Lei.De acordo com o  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 2005 (IPEA), de 53 milhões de brasileiros que vivem na pobreza, 63% são negros. De 22 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza, 70% são negros. Na área da educação, a situação do negro não é menos calamitosa. Do total dos universitários, 97% são brancos, sobre 2% de negros e 1% de descendentes de orientais.
Por isso estamos nas ruas em defesa da Implementação Já de Cotas e Políticas Públicas de Combate ao Racismo e da Promoção de Igualdade Racial.
Segundo o IBGE 5% da População Negra freqüenta o Ensino Universitário Privado e somos também as maiores vítimas da sociedade racista e capitalista.
É para construirmos um Brasil justo e igualitário que defendemos as Cotas, mas queremos ainda resgatar o papel do Estado como gestor público e lutamos por investimentos no desenvolvimento econômico e cultural para o povo e a melhoria do ensino brasileiro, em todas as suas etapas.
ATO EM DEFESA DAS COTAS E DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL
Data: 12 de maio de 2006 (Sexta-feira)
Local: Praça  sete
Concentração : a partir das 15 horas
 
Queremos as Cotas e Aprovação Imediata do Estatuto de Igualdade Racial, Já!
 

fonte:  CONEN-MG – UNEGRO-MG – entidades filiadas a CONEN