A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Economia

Presidente do Senado diz que venda da Petrobras não está “no radar”

Pacheco defende discussão com entes federativos sobre o tema. Na manhã de ontem (12), o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedido para iniciar os estudos de privatização da Petrobras e do Pré-Sal Petróleo S.A.

Desigualdades 4.0, por Marcio Pochmann

“Embora o Brasil esteja distante das nações que mais avançam na economia e sociedade digitais, os efeitos de sua difusão no interior da sociedade e da economia nacional são inegáveis. A pandemia da Covid-19, a partir de 2020, só fez acelerar ainda mais essa difusão.”

Associação de economistas repudia projeto de privatização da Petrobras

“O povo brasileiro não permitirá a continuidade da destruição da Petrobras e se insurgirá contra esses vendilhões da pátria”, afirma a Abed em manifesto.

Coordenador da FUP afirma que Bolsonaro vai enfrentar ‘maior greve da história’ se tentar privatizar a Petrobrás

Sem coragem para mudar a política de preços da Petrobrás, governo Bolsonaro usa privatização como “espantalho” para desviar as atenções.

“Com juros altos, governo trata doença do coração com remédio pra bicho de pé”

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo critica a macroeconomia do país, “montada sobre pressupostos equivocados”, que não resolve drama da inflação em vez disso, causa danos ao conjunto da sociedade.

Empresas reduzem embalagens para driblar inflação

Caixa de fósforos perde unidades, pacotes de biscoitos diminuem e sabão fica mais leve, segundo informações da Agência Globo. Inflação acumula alta de 12% em 12 meses.

Associação de Economistas lança manifesto pela democracia

Em manifesto, a entidade junta sua voz à sociedade “em defesa das instituições democráticas, do respeito ao processo eleitoral e a seus resultados”, segundo informa o jornal Hora do Povo.

Inflação de 1,06% é a mais alta para abril desde 1996

A maior inflação em 26 anos foi puxada pelos aumentos dos preços de alimentação, bebidas, transportes, saúde e cuidados pessoais.

Brasil tem 1,5 milhão de motoristas e entregadores na informalidade

Maioria é de homens pretos ou pardos e tem menos de 50 anos. Mototaxistas ganham menos que um salário mínimo trabalhando jornada acima dos trabalhadores formais.

Cientistas criticam destinação de metade de recursos do FNDCT a empresas

Apesar das universidades serem responsáveis pela maior parte da pesquisa científica nacional, mais da metade dos recursos é destinada a empresas. Sobra orçamentária de R$ 1,5 bi prevista também é questionada por não se saber qual será seu uso.

Governados pela direita, Brasil e Turquia têm a pior situação econômica entre 24 países

Levantamento feito pela agência de classificação de risco Austin Rating desmonta falácia do governo de Jair Bolsonaro, de que o caos econômico no Brasil é consequência da pandemia e da guerra na Ucrânia, informa a RBA.

Bolsonaro é o único responsável pelo alta absurda dos combustíveis, diz FUP

“Com sua política de pouco caso com o brasileiro, Bolsonaro promove uma brutal transferência de riqueza dos mais pobres para os mais ricos”, criticou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar

1 2 3 966