A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Economia

Maranhão lidera crescimento de emprego formal no Nordeste

O Maranhão teve maior o crescimento percentual do emprego com carteira assinada em 2019 em todo o Nordeste, de acordo com o Ministério do Trabalho. O governador Flávio Dino comemorou o desempenho da economia do estado.

Existe ‘criança feliz’ com pais desempregados, com fome e sem saúde?

O fato de o programa “Criança Feliz” receber algum elogio, se visto isoladamente, não reduz seu papel tóxico na destruição da rede de serviços sociais e da educação infantil.

O nacionalismo entreguista de Bolsonaro

O nacionalista vira-lata clama a sua devoção pelo país ao mesmo tempo em que bate continência para a bandeira dos Estados Unidos e faz juras de amor ao presidente daquele país

Marcio Pochmann: Recessão, neoliberalismo e fim da sociedade salarial

Mundo do trabalho experimenta maior ataque às conquistas das últimas décadas, com redução de direitos e da renda, além da precariedade das ocupações

Como Argentina, Colômbia e Uruguai taxaram as grandes riquezas

Quatro países da Europa taxam, hoje, as grandes riquezas: Espanha, Noruega, Suíça e Bélgica. Na América Latina, há três países que adotam a medida: Colômbia, Uruguai e Argentina.

O Brasil de Paulo Guedes: a economia do fundo do poço

Há pouca coisa real atrás das nuvens de um otimismo “fake”, propulsado pela mídia engajada numa simbiose de interesses de fundos de investimentos que ostentam prosperidade inigualável em seus índices de crescimento.

Mulheres pagam mais imposto de renda do que homens no Brasil

No sistema tributário regressivo do país, 80% dos declarantes nas faixas de renda mais elevadas, com mais isenções de impostos, são homens. As mulheres têm menos rendimentos isentos e, portanto, pagam alíquotas mais altas

Política de valorização do salário mínimo não pode acabar

O salário mínimo (SM) é um instrumento econômico fundamental para a promoção do bem-estar social, adotado em dezenas de países e, em muitos, revalorizado por meio de várias iniciativas. O Brasil adota uma legislação do salário mínimo desde 1940.

Paulo Nogueira Jr. diz que política externa é amadora e entreguista

O economista começou a gravar em vídeo uma série de comentários sobre as questões nacionais e internacionais que envolvem o Brasil. Ele começa pela política externa brasileira.

Paulo Guedes vende o Brasil em Davos ao abrir mercado de compras

Ao implodir a indústria de infraestrutura nacional, a operação Lava Jato comandada por Sérgio Moro “limpou a área” para a atuação das empreiteiras estrangeiras.

Crise avança com Bolsonaro: 20 categorias ficam sem reajuste real

Cresceu o número de trabalhadores que não tiveram reajuste acima da inflação. Apenas metade das negociações teve algum reajuste real.

Mais erros: Governo bloqueia seguro-desemprego de quem sacou o FGTS

Fracasso do governo Jair Bolsonaro na aplicação do Enem não foi um erro isolado

1 2 3 803