A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Economia

Reforma tributária esbarra em paraísos fiscais, diz Luiz G. Belluzzo

Para o economista, Paulo Guedes e sua equipe ignoram as mudanças nos fluxos de riqueza ao pensar medidas tímidas de tributação.

Márcio Jerry defende reforma tributária “justa e sustentável”

Em 2019, PCdoB, PT, PSOL, PDT, PSB e Rede já haviam apresentado uma proposta sobre reforma e pretendem, neste ano, levar o debate adiante no Congresso

Correios contribuem para aumentar concorrência no setor de encomendas

Difundiu-se a ideia de que a estatal tem monopólio em seu setor, e, se houvesse concorrência, serviços e preços seriam melhores. No entanto, a empresa concorre com o setor privado e só detém monopólio dos serviços postais.

Reforma tributária, um debate crucial para a população negra

É preciso enfrentar os privilégios. Se quisermos reduzir as desigualdades para garantir uma reforma tributária justa e solidária, os tributos deverão focar mais a renda e o patrimônio.

Flávio Dino: Reforma de Bolsonaro esmaga pobres e classe média

Até agora, as propostas de reforma tributária do governo federal reestruturam a tributação sobre consumo, o que atinge todas as classes e contribui para a manutenção da desigualdade social.

Sem resposta à altura de Bolsonaro, desemprego dispara sob a pandemia

Com negligência do governo, 8,9 milhões de brasileiros perderam o trabalho no 2º trimestre

Dilemas econômicos do Brasil no cenário mundial

O crescimento da indústria do Brasil em junho, pelo segundo mês seguido, é um dado que chama a atenção. O noticiário econômico se apressou em dizer que o pior do impacto econômico da pandemia de Covid-19 teria ficado para trás, mas a história não é bem essa.

BC reduz juros a 2% ao ano, e revela economia recessiva

Com os juros no menor patamar desde 1996, BC tenta estimular economia recessiva e sinaliza mais redução nos próximos meses.

O inútil cerco norte-americano à China

A ação do governo Trump, que está tomando medidas para deslistar as empresas chinesas das bolsas de valores dos EUA, em meio à crescente tensão entre os dois países, pode ser um tiro pela culatra, levando os investidores internacionais a fugirem do sistema financeiro norte-americano.

Renda básica deve se inspirar no Bolsa Família, diz Tereza Campello

Em live do Portal Vermelho, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a ex-secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, defenderam a ampliação do programa, que é referência mundial.

A recuperação insuficiente da indústria

De março em diante ocorreram quedas substanciais da atividade industrial

Flávio Dino apresenta Pacto Nacional pelo Emprego a centrais sindicais

Propostas em debate serão sistematizadas em um projeto de lei

1 2 3 858