A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Economia

Vacinando devagar e sem plano econômico, país se apoia em commodities

Governos anteriores chegaram a fazer movimentos para uma política industrial, ainda que tímidos. No entanto, o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, não tem qualquer plano nesse sentido.

Privatização da Eletrobras e impactos tarifários para os brasileiros

Empresa que pratica os menores preços do mercado de geração de energia passaria por um processo de descotização que aumentaria substancialmente estes preços por 30 anos

Brasil vive fuga recorde de multinacionais sob o governo Bolsonaro

Embora haja excesso de capital no mundo e juros baixos no Brasil, investidores optam abertamente por outros países emergentes

Custo da cesta básica aumenta em 15 capitais em abril

Florianópolis lidera ranking no custo de kit básico de alimentação

Vendas no varejo recuam 0,6% em março e fecham 1º trimestre em queda

Houve recuo em sete das oito atividades pesquisadas. Principal impacto negativo veio de móveis e eletrodomésticos, cujas vendas caíram 22% em março.

Demanda por bens industriais registrou queda de 1,2% em março

A variação acumulada em doze meses apontou recuo de 4,4%. Destaque negativo ficou por conta do setor de bens de consumo duráveis, com queda de 8,2%.

Lançamento do livro “Pensamento Nacional-Desenvolvimentista”

A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi lançam, no próximo dia 12 de maio, o livro “Pensamento Nacional-Desenvolvimentista”. A publicação traz um apanhado de mais de trinta dos principais textos que fundaram e desenvolveram o desenvolvimentismo no Brasil.

Seminário volta no sábado com reindustrialização e tecnologia avançada

Painelistas são Luiz Gonzaga Belluzzo, Norma Cristina Casseb, Luís Fernandes, José Roberto Piqueira e Gilberto Bercovici.

Auxílio emergencial mostrou que milhões não têm acesso aos bancos

Segundo Simão Silber, os serviços bancários não foram desenhados para as camadas mais pobres da sociedade, as quais sobrevivem com renda transitória.

Governo Bolsonaro muda regra e autoriza ganhos acima do teto

As mudanças favorecem, além o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), ministros como Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, e Braga Netto, da Defesa.

Entidades da indústria criticam aumento de juros

Para CNI e Fiesp, alta da Selic atrasa recuperação econômica

Copom eleva taxa básica de juros para 3,5% ao ano

O aumento de 0,75 ponto percentual ficou dentro do previsto pelo mercado financeiro. Analistas projetam juros em 5,5% ao ano até o fim de 2021.

1 2 3 907