A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Covid: com 2 mil mortes diárias, EUA atingem pior nível, desde março

A maioria das recentes hospitalizações e mortes por Covid-19 no país ocorreram entre indivíduos não vacinados em estados de maioria trumpista/republicana. Mortes já ultrapassaram pandemia de 1918.

Diplomata dos EUA renuncia contra deportações desumanas de haitianos

Situação expõe contradições do governo Biden que tenta agradar conservadores e progressistas, numa política imigratória que se expressa com deportações violentas e desumanas.

Walter Sorrentino: Na ONU, Bolsonaro mente e Biden tergiversa

A grotesca fala de Bolsonaro, na Assembleia Geral da ONU, deixou em segundo plano, pelo menos no Brasil, a fala do presidente estadunidense Joe Biden. Este é o tema do comentário semanal sobre geopolítica de Walter Sorrentino, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB. Para o dirigente comunista, a fala de Biden reflete os dilemas dos EUA diante do fato de que o mundo não é mais unipolar e de que a liderança estadunidense está fragilizada. Assista.

As diferenças entre os discursos da China e dos EUA na ONU

O desenvolvimento conjunto é o principal fio condutor da China para impulsionar a mudança global, enquanto que o dos EUA é o de se engajar em um “movimento democrático”. A China defende a construção, mas os EUA incitam a contradição e a destruição. As vítimas da destruição são a grande maioria dos países em desenvolvimento, enquanto que os EUA e o mundo ocidental se beneficiaram com isso.

Quad: o que está na agenda de sua cúpula em Washington?

Há desconforto no sudeste da Ásia, em particular sobre seu impacto potencial na estabilidade regional. Ou seja, o grupo seria parte da guerra híbrida americana de contenção da China, que causaria, em consequência, uma desestabilização muito prejudicial a toda a região, como já ocorre no Oriente Médio, Cáucaso e outras regiões.

Único presidente antivacina, Bolsonaro é criticado na imprensa global

A cobertura anedótica da mídia estrangeira enfatizou a pizza na sarjeta, a recusa da vacina de Boris Johnson ou a propaganda de cloroquina na ONU. O “código de honra” da ONU, de só entrar gente vacinada, e o foco na gestão das vacinas em todos os discursos aumentaram o constrangimento.

Recapturado, Zakaria al-Zubaidi inspirou palestinos após a fuga da prisão israelense

A história de al-Zubaidi e da sua recente peripécia inspirou a solidariedade com os prisioneiros. Elias Khoury, proeminente intelectual e escritor libanês, escreveu uma carta quando Zakaria foi recapturado

África reúne piores índices de vacinação no mundo. Haiti nas Américas

Emirados Árabes Unidos tem a população mais vacinada do mundo. Veja alguns dados sobre a vacinação internacional.

Vacina: Reforço é ético, com metade do mundo esperando pela 1a. dose?

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, deixou clara sua posição, pedindo aos países que imponham uma moratória sobre os reforços até que 10% das pessoas em todos os países sejam vacinadas. Seu apelo surge em meio a preocupações crescentes sobre o lento progresso na obtenção das vacinas covid-19 para pessoas em países de baixa renda.

PC da Argentina: A verdadeira unidade é contra o neoliberalismo

Os resultados das Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO), que favoreceram a direita neoliberal e representaram um duro revés para o governo do presidente Alberto Fernández, está provocando um grande debate entre os progressistas argentinos. Nesta quinta-feira (16), o Secretariado Nacional do Partido Comunista da Argentina emitiu uma nota sobre o tema. Leia, abaixo, a íntegra.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Completa-se o primeiro mês desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão. Os acontecimentos nesse período, entre eles o anúncio do governo provisório, é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas analisados são: a disputa eleitoral na Alemanha que encerrará 16 anos do governo de Angela Merkel, as relações entre China e EUA, o golpe militar na Guiné-Conacri, as novidades nas investigações sobre a morte do presidente Jovenal Moise, do Haiti, a tentativa do governo peruano para convocar uma Assembleia Constituinte e a derrota do presidente Alberto Fernandez nas eleições primárias da Argentina.

China já vacinou mais de 1 bilhão de pessoas contra a Covid-19

País não dá sinais de que mudará a estratégia de “tolerância zero” de combate ao novo coronavírus

1 2 3 2.917