A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Líder sindical de Lugansk (ex-Ucrânia) denuncia papel dos neonazistas e dos EUA na crise atual

Andrey Kochetov, líder sindical, fala sobre o desenvolvimento da crise na Ucrânia.

Fórum Social das Resistências aprova carta aos povos do mundo

O Fórum Social das Resistências, que está sendo realizado de forma virtual desde o dia 26 de janeiro, aprovou nesta sexta-feira (28), na Assembleia de Convergência “As agressões do imperialismo ameaçam a paz no mundo”, uma carta aos povos em defesa da paz.

Ruptura com Rússia só prejudicou economia da Ucrânia, em 8 anos

Kiev perdeu US$ 1 bi em gás russo (1% do PIB) e aumentou os gastos militares em US$ 4,1 bi (4% do PIB). A aproximação com a Europa não contribuiu para aumentar a capacidade de investimento em infraestrutura e atrair investidores estrangeiros. Cerca de 42% dos ucranianos preferem não resistir aos russos.

Uma mulher preside Honduras: o que esperar do governo Xiomara Castro?

Nova mandatária promete construir o “socialismo democrático” e revogar todas as leis aprovadas durante os últimos anos de “ditadura”

Crise na Ucrânia: como se posicionam os países?

Uma olhada em como as potências mundiais estão respondendo ao conflito em rápida escalada entre a Rússia e a Ucrânia.

Biden deve anunciar primeira mulher negra à Suprema Corte em fevereiro

Promessa celebrada pela esquerda, sofre ataques de senadores republicanos que ameaçam campanha suja contra a indicação.

Líbano fecha acordo sobre crise de energia e fortalece a Síria regionalmente

Libaneses vivem hoje com apenas duas horas de energia por dia, o que deve dobrar com acordo. Aproximação entre árabes confronta sanções americanas e fortalece cooperação regional.

Cuba estuda e trata sequelas persistentes da covid em 700 mil pacientes

Quase um milhão de cubanos sofreram um caso de covid-19 e, devido aos efeitos colaterais da doença nos mais idosos, sua recuperação é acompanhada com atenção pelo sistema de saúde.

Partido Peru Livre repudia a multinacional Repsol por “ecocídio”

O vazamento de mais de um milhão de litros de óleo combustível ocorrido no dia 15 de janeiro (sábado) na refinaria da Repsol de La Pampilla, em Lima, atingiu mais de 180 mil metros quadrados de praias, contaminando fauna e flora, além de duas zonas naturais protegidas.

Ucrânia e Europa Oriental: Quem está invadindo quem?

Enquanto os principais meios de comunicação dos EUA, tanto conservadores como liberais, estão à espera de uma “invasão” russa da Ucrânia, ignoram a realidade de que os EUA já “invadiram” não apenas a Ucrânia, mas muitos outros países da região.

EUA aproveitam crise na Ucrânia para reverter declínio militar na Europa

Observe como, após a Guerra Fria, os EUA foram perdendo espaço no continente, desviando-se para o Oriente Médio. A saída do Afeganistão sinaliza para a mudança de perspectiva, com a OTAN cercando a Eurásia.

A Europa e a guerra da Ucrânia, por Boaventura de Sousa Santos

Se a ONU quer ser a voz da paz e da segurança que consta do seu mandato, tem de assumir uma posição muito mais ativa e mais independente da dos países envolvidos.

1 2 3 2.942