A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Homenagem a Osvaldo Peredo, parceiro de combates de Che Guevera

Para Luis Arce, presidente a Bolívia, “Osvaldo Peredo foi exemplo de luta pela justiça social e amor pela Bolívia”

Paraguaios cobram entrega de terras aos trabalhadores de Curuguaty

Os parlamentares e os movimentos sociais do Paraguai voltaram a exigir nesta quinta-feira a imediata sanção presidencial do Projeto de Lei (PL) que transfere a posse dos 1.748 hectares de Marina Kue, no distrito de Curuguaty, às cerca de 160 famílias de sem-terra que nela habitam e trabalham.

A solidariedade de Nicolás Maduro a Manaus

A atitude solidária do governo da Venezuela é exatamente o oposto da ação do governo de Bolsonaro.

Votação histórica contra Trump; republicanos devem decidir seu futuro

A maioria dos presidentes pretende deixar o cargo com a nação melhor do que quando entrou, mas o legado de Trump parece estar cimentando um país mais dividido, onde seu tipo de “política de conflito” agressiva pode ser a nova norma.

Invasão do Capitólio à luz da História: a tradição da extrema direita

Sobre o trumpismo, é urgente considerar que a extrema direita nos Estados Unidos é maior do que o incontrolável presidente. Ela é parte das tradições norte-americanas como o próprio contrato social que agora é questionado por muitos.

Coreia Popular decide concentrar forças na construção econômica

Decisão do 8° Congresso do Partido do Trabalho da Coreia (PTC) tem como objetivo avançar na construção do “socialismo ao nosso estilo”.

Pesquisa analisa impacto econômico da pandemia na cultura africana

Esta é a primeira pesquisa em toda a África sobre o impacto econômico da Covid-19 nas indústrias culturais.

A legalização do aborto na Argentina: histórico e horizontes da luta

Luta pelo aborto na Argentina sempre teve um marcado caráter de classe e de raça – e não foi simplesmente uma questão de decisões individuais nas vidas e corpos privatizados pelo próprio sistema capitalista-patriarcal-colonial

Plataforma atualiza dados de vacinação em todo o mundo

Pesquisadores sediados em Oxford reúnem dados sobre avanços e atrasos da vacinação, explicando para leigos seu significado. Até o momento, são 50 países com avanços no processo de imunização.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

O processo de impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA e é o destaque da análise da cientista política Ana Prestes. A atuação do secretário de Estado americano Mike Pompeo, o estado de saúde de Evo Morales, as reclamações eleitorais do candidato presidencial Andrés Arauz no Equador, a reação do México para imunizar trabalhadores do país que estão nos EUA, uma nova caravana de migrantes da América Central rumo aos EUA, a violência na Colômbia, a Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez na Argentina, a despenalização do aborto no Chile e o questionamento sobre transações entre Paraguai e o governo autoproclamado de Guaidó são outros assuntos da nota desta quinta-feira (14).

Conselho da Paz dos EUA comenta situação política e apela à unidade

O Conselho da Paz dos Estados Unidos, membro do Conselho Mundial da Paz (CMP), emitiu uma nota neste domingo (10) comentando a situação no país diante da invasão do Congresso estadunidense, em 6 de janeiro, por convocatória do presidente cessante, Donald Trump.

Hossein Gharibi: A era de influência hegemônica já passou faz tempo

Entrevista com o Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Sr. Hossein Gharibi, realizada por João Vicente Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB e presidente do Instituto João Goulart e Ana Prestes, integrante da Comissão Política Nacional do CC do PCdoB.

1 2 3 2.864