A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

União Europeia: O estado da coisa

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, proferiu, dia 16/09, o designado discurso sobre o estado da União. De ano para ano, crescem os esforços, nomeadamente no plano midiático, para projetar num forçado e artificial “espaço público europeu” este momento, em que se faz um balanço do ano que passou e se anunciam os planos para o ano que vem. Por João Ferreira*

Noam Chomsky: Rumo à extinção

Discurso de Noam Chomsky* na abertura da reunião do Conselho da Internacional Progressista.

Conselho Mundial da Paz pede diálogo nas tensões Azerbaijão-Armênia

O conflito em Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão, no sul do Cáucaso, arrasta-se desde a dissolução da União Soviética e ficou “congelado” desde o cessar-fogo de 1994, após confrontos que provocaram a morte de milhares de pessoas.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A cientista política Ana Prestes analisa os principais acontecimentos internacionais do dia, com destaque para o primeiro debate entre Biden e Trump, que ocorrerá nesta terça-feira (29). São destaques ainda o discurso agressivo do premiê israelense na ONU, a marca de um milhão de mortes provocadas pela Covid-19, a guerra entre Azerbaijão e Armênia, os 20 anos da Intifada Palestina e as eleições na Bolívia e Equardor.

Trump quer uma Suprema Corte de direita

As consequências para os trabalhadores, bem como para mulheres, pessoas de cor e o resto dos EUA serão importantes, pois um juiz nomeado por Trump pode tornar irrelevantes os potenciais “votos decisivos” no Tribunal Superior ao consolidar uma maioria de direita indicada pelo Partido Republicano.

Granma registra apoio do Conselho Mundial da Paz às Brigadas H. Reeve

Na última sexta-feira (25) O Conselho Mundial da Paz (CMP), do qual é membro o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), encaminhou seu apoio à indicação das brigadas médicas cubanas Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. A missiva ao Comitê Norueguês do Nobel, firmada pela presidenta do CMP, Socorro Gomes, e pelo secretário-geral, Thanassis Pafilis, foi destaque no jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, na edição do dia 26/09.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A cientista política Ana Prestes analisa os principais fatos da conjuntura internacional com destaque para o Uruguai onde a Frente Ampla venceu as eleições municipais em na capital e mais duas importantes cidade Montevideo e o ex-presidente e hoje senador Pepe Mujica anunciou sua retirada da política institucional. A sonegação de imposto de renda por Trump e a indicação de uma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte dos EUA, bem como a renovação da parceria estratégica entre China e Rússia também estão entre os principais assuntos d dia.,

Um novo 11 de Setembro

China e Rússia, duas potências militares, titulares de assentos permanentes no Conselho de Segurança, informaram ao mundo, neste 11 de setembro de 2020, que estão unidas em um esforço comum de reversão da lógica unilateralista que os EUA buscam impor pela força.

Frente Ampla vence eleições municipais no Uruguai

Nas eleições municipais uruguaias realizadas neste domingo (27), Carolina Cosse foi a prefeita eleita de Montevidéu. Dessa forma, a Frente Ampla, que reúne a esquerda e os setores progressistas do país, mantém a capital, que governa sem interrupções desde 1990. A FA também venceu no segundo departamento eleitoral mais importante do país, Canelones (Yamandú Orsi) e também triunfou em Salto, que é terceira cidade mais populosa do Uruguai.

Indicação de Trump de juíza para Suprema Corte é uma guinada à direita

Com a posse, a bancada conservadora da Corte estabelece uma maioria de 6 votos a 3, entrarão na linha de fogo os direitos ao aborto, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao seguro-saúde gratuito (Obamacare)

A jornalista comunista Rossana Rossanda se despede da vida

Rossana Rossanda morreu no domingo (20) aos 96 anos de idade. Ela foi uma partisan antifascista, atuou na Resistência durante a Segunda Grande Guerra e foi co-fundadora do jornal italiano “il manifesto”. Comunista até o fim, ela insistiu que a esquerda deve defender sua própria identidade – e tomar partido firmemente com os explorados e oprimidos

OMS alerta para risco de 2 milhões de mortes pelo coronavírus

O mundo pode registrar mais de dois milhões de mortes por coronavírus se não forem adotadas medidas para conter a propagação da infecção viral, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). A marca de 1 milhão de mortos deve ser atingida neste fim de semana

1 2 3 2.833