A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Faz um ano que o Canadá encontrou 215 corpos de crianças indígenas

Depois disso, milhares de outros corpos de crianças sequestradas pelo governo para escolas católicas foram encontradas, mas os canadenses estão lidando com o fato de que nada aconteceu, desde então, senão, gestos performáticos.

Países do Brics defendem cooperação contra ameaças à segurança global

“Os países do Brics estão em permanente diálogo sobre questões candentes que afetam a paz e a segurança internacional e se encontram na busca incessante para fazê-lo nos marcos de mecanismos relevantes”.

Iêmen, esperança em meio ao caos

A formação de um poder executivo colegiado e a trégua de dois meses em vigor desde 2 de abril são raios de esperança para milhões de iemenitas que sofrem as consequências da guerra iniciada em 2014, causando uma crise humanitária sem precedentes no país.

Covid-zero na China e a “pós-verdade”, por Elias Jabbour

Nenhum país no mundo é vítima de tantas mentiras criadas por seitas de extrema-direita sediados no coração do imperialismo como a China

Encontros internacionais em Guantánamo denunciam: Imperialismo coloca humanidade em risco

Nos dias 04, 05 e 06 de maio dois eventos anti-imperialistas aconteceram em Cuba, na província de Guantánamo: o 7º Seminário Internacional pela Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras e a Reunião Regional América-Caribe do Conselho Mundial da Paz (CMP).

Prefeito de Medellín é suspenso por apoiar Petro

Decisão da procuradora geral Margarita Cabello, ex-ministra da Justiça de Iván Duque, de suspender o prefeito de Medellín pela divulgação de um vídeo de seis segundos em favor de Gustavo Petro atenta contra a democracia

Foro de S. Paulo – Relações entre China e América Latina na nova era

Chinês critica EUA por excluir Cuba, Venezuela e Nicarágua da Cúpula das Américas. Partidos de esquerda da América Latina e Caribe discutiram consensos com Partido Comunista Chinês.

PCdoB solidariza-se por morte de jornalista da Aljazira na Cisjordânia

Onda mundial de repúdio ao assassinato exige investigação do caso envolvendo as forças armadas israelenses. PCdoB lamenta mais esta violência contra o trabalho da imprensa.

Colômbia – Por onde andam as Farc depois que deixaram as armas?

A Colômbia atravessa seu segundo processo eleitoral desde o fim da guerra entre o Estado e a Guerrilha, em 2016, por isso é importante saber por onde andam os ex-guerrilheiros. Pessoas que – por uma ou outra razão – precisaram pegar em armas para defender a si próprias e seus territórios, agora nestes últimos seis anos vivem o desafio da reintegração social, política e cultural depois de baixar os fuzis e eleger a palavra como arma

Chile vai retomar controle sobre cobre, água e recursos naturais

Após a aprovação do artigo, a convencional Ivanna Olivares, professora de história e ativista ambiental declarou que “finalmente se consagra a inalienável soberania do Estado sobre todos os bens minerais naturais, substâncias mineiras e minas”.

Contra expectativas, discurso do Dia da Vitória de Putin nem citou Ucrânia

Expectativas caricatas no Ocidente iam da declaração do triunfo sobre a Ucrânia à deflagração da 3a. Guerra Mundial. Em vez disso, Putin deu poucas pistas sobre o conflito carregando um tom emotivo sobre suas consequências trágicas.

Ministra chilena diz que governo vai restabelecer confiança do povo

A porta-voz do governo do Chile, Camila Vallejo, afirma, em entrevista, que lideram um projeto inicial da superação do neoliberalismo. Diz que não é fácil pois o sistema aprofundou a desigualdade, tem raízes profundas e defensores do modelo em posições-chave dos poderes fáticos do Chile.

1 2 3 2.963