A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Como o coronavírus alimenta nossa desinformação sobre a China

Tanto a desinformação a respeito do vírus quanto o próprio desinteresse sobre o vírus são sintomáticos de uma era de pobreza informacional no âmbito intercultural. Quando a ignorância impera como um projeto nacional, a tendência é que a xenofobia, os preconceitos e as caricaturas reinem sozinhos.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2020, o mundo relembrou os 75 anos da abertura dos portões de Auschwitz.

América Latina pode apontar rumos da democracia no mundo, diz Linera

Álvaro García Linera, é considerado um dos maiores marxistas contemporâneos da América Latina. Depois do golpe de Estado que o obrigou a deixar o posto de vice-presidente da Bolívia, o intelectual vive no exílio – primeiro no México e agora na Argentina – de onde continua a contribuir para o desenvolvimento do campo progressista na região, agora não mais pela via institucional.

Bernie Sanders, o homem que causa insônia em Bolsonaro e Paulo Guedes

Sanders é o oposto de Trump em tudo, e é justamente por isso que está ganhando fôlego. É difícil imaginar um presidente dos Estados Unidos mais anti-Bolsonaro do que Sanders.

75 anos da libertação de Auschwitz e a nova ameaça do fascismo

Ao assinalar esta data, o PCP recorda o papel determinante e inesquecível da URSS, do povo soviético e do seu […]

Colômbia: 27 dirigentes sociais assassinados em 2020

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz precisou que 27 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos foram mortos na Colômbia em 2020. A estes juntam-se 4 ex-combatentes das FARC-EP.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

“Presidente Bolsonaro usou sua visita à Índia para voltar a proclamar a transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. “

Cuba desmascara mentiras de golpistas bolivianos

O governo golpista da Bolívia anunciou na última sexta-feira (24) a suspensão das relações diplomáticas com a ilha caribenha alegando que Cuba desenvolveu atividades hostis contra o novo governo de fato. No dia seguinte (sábado, 25), o Ministério das Relações Exteriores cubano divulgou uma nota onde desmascara uma a uma as alegações do governo boliviano. Leia a íntegra, abaixo.

Dez fatos sobre o campo de concentração de Auschwitz

Há 75 anos, o Exército soviético libertou os prisioneiros do maior campo de concentração estabelecido pelos nazistas. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham morrido no local – a grande maioria judeus.

Por que mataram Patrice Lumumba?

Patrice Lumumba foi um líder do movimento de independência do Congo, contra o colonialismo belga e os interesses empresariais. Por isso foi assassinado em uma ação apoiada pelos EUA, há 59 anos.

Xi Jiping quer prioridade máxima no tratamento do cononavírus na China

O presidente chinês reuniu neste sábado (25) o núcleo principal de direção do Partido Comunista da China para discutir a prevenção e o controle do surto da pneumonia causada pelo novo coronavírus. Os chineses também anunciaram pesquisas para desenvolver uma vacina. Por prevenção, o início das aulas foi suspenso.

A obra das mulheres está em todo o bem que somos

A plenitude é uma conquista da mulher cubana construída a partir dos avanços de toda a sociedade.

1 2 3 2.766