A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Internacional

Guatemala: perseguições, ameaças e assassinatos de jornalistas

As situações de violência e ameaças sofridas por profissionais seguem sem investigação e a impunidade prevalece

Rosa Luxemburgo – “para uma ordem social digna da raça humana”

“Quando a maioria dos trabalhadores perceber que as guerras são bárbaras, profundamente imorais, reacionárias e antipopulares, então as guerras terão se tornado impossíveis”. (Rosa Luxemburgo)

Dez boas notícias sobre o coronavírus (um ano depois)

Não sabemos o que vai acontecer nos próximos meses e as novas variantes genéticas são motivo de incerteza, mas, um ano depois, a mensagem é a mesma: os avanços da ciência nos estimulam a ser otimistas.

Ao ultrapassar 500 mil mortes por covid, EUA refletem sobre fracasso

País tem mais de 28 milhões de casos e Brasil se aproxima da metade do número mortes de americanos, ocupando o segundo lugar no mundo.

De Olho no Mundo, por Ana Prestes

A demissão do ministro da Saúde na Argentina após a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários é o destaque da cientista política Ana Prestes nesta segunda-feira (22). A terceira vacina desenvolvida na Rússia, as eleições em Israel e na Catalunha, as manifestações em Mianmar, a morte do embaixador italiano na República Democrática do Congo, as manifestações em Barcelona, a reunião de líderes mundiais sobre mudanças climáticas, o segundo turno das eleições no Equador e a chegada do robô Perserverance à Marte são outros assuntos da nota internacional.

Conselho Eleitoral confirma 2º turno no Equador entre Arauz e Lasso

Após a divulgação dos resultados, o órgão espera possíveis apresentações de recursos dos candidatos e partidos políticos

Mais de 800 vítimas: Justiça argentina condena repressores da ditadura

Tribunal estabeleceu penas de entre seis anos e prisão perpétua para os imputados por sequestros, torturas, homicídios e roubo de crianças, no quarto julgamento o megaprocesso da ESMA

New York Times: vacina cubana já está nos testes finais

“Se a vacina for segura e eficaz, dará ao governo cubano uma vitória política significativa”

Vietnã: Crimes sem castigo

A 30 de janeiro começou em França o julgamento de várias multinacionais da indústria química (entre elas a Bayer-Monsanto e a Dow Chemical) que venderam aos EUA o Agente Laranja utilizado massivamente como desfolhante na agressão militar ao Vietnã: estima-se que entre 1961 e 1971 tenham sido despejados sobre as florestas do Sul desse país, como nas do Laos e do Camboja, 76 milhões de litros deste produto.

Uruguai continua sem perspectivas para vacinação

Todos os países do continente já receberam vacinas. Baixo contágio e óbitos até novembro de 2020 deve explicar desleixo do governo Lacalle Pou

Com mais de 80% vacinados, Israel cai de 10 mil para 3 mil contágios

No dia 20 de janeiro, eram mais de 100 mortes por dia, número que caiu para uma média de 30, agora.

A pandemia, o capitalismo e o socialismo

“Países socialistas – que somam 20% da população do mundo – representam apenas 0,1% dos contagiados e 0,2% dos falecidos por Covid-19.”

1 2 3 2.872