A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Morre José Ramos Tinhorão, o marxista que revolucionou a crítica musical

Pesquisador escreveu mais de 25 livros e foi considerado a mais perfeita encarnação do temido crítico musical

Construção 50 anos: o mundo do trabalho na obra de Chico Buarque

Cinquenta anos depois e Construção continua um protesto contra as desigualdades, contra a exploração de quem vive do trabalho, contra a desumanidade do capital destruidor de vidas e de sonhos.

Camaradas do mundo, uni-vos!

Esse é o grito e a convocação que Jodi Dean renova, em meio ao centenário de muitas organizações comunistas pelo mundo.

Manifesto de ex-funcionários da Cinemateca acusa “crime anunciado”

Apesar de a maior parte do acervo estar guardada na sede da Cinemateca, localizada na zona sul da cidade, os trabalhadores avaliam que o material da Vila Leopoldina tinha igual relevância e importância.

Em meio a abandono oficial, Cinemateca sofre novo incêndio

Após abandono da gestão, inundação e dois incêndios, acervo audiovisual brasileiro começa a acumular prejuízos à memória cultural.

Novo livro de Carlos Montaño debate identitarismo e luta de classes

A editora Anita Garibaldi promove nesta quinta-feira (29), às 19h30, mais uma atividade de lançamento do livro “Identidade e Classe Social”, de Carlos Montaño. Durante o evento online o autor debaterá os temas abordados no livro com a professora Angélica Lovatto.

Neoliberais e ultradireita: o tronco único

Por trás das diferenças aparentes, as correntes se encontram. Partiram da reação oligárquica ao comunismo e à social-democracia

A subserviência da Ancine ao governo Bolsonaro, por Eduardo Escorel

Ao contrário do que o veto sugere, a Ancine não é um braço do atual Poder Executivo, a serviço dos seus interesses políticos

Obras de Tereza Costa Rêgo serão projetadas em fachadas pelo País

Ação homenageia a artista pernambucana, que faleceu há um ano, e será realizada em Olinda (PE), Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre

Cerimônia de abertura: O jogo das Olimpíadas é o soft power

Os jogos são há muito tempo uma plataforma para o soft power: o uso da cultura e dos valores para moldar as opiniões das pessoas a fim de alcançar resultados políticos – especialmente internacionalmente.

Filme “Azangule: o Levante” mostra revolta de escravizados no Rio

A obra narra a história da Revolta liderada por Manoel Congo e por Marianna Crioula. Para muitos historiadores esse foi o mais importante quilombo constituído no Rio de Janeiro, em 1838.

Deputados buscam anular na Justiça parecer da Funarte contra festival

Ação Popular foi ajuizada em face de Marcelo Nery Costa, diretor executivo e presidente substituto da Funarte, que elaborou o parecer, e ao secretário Especial da Cultura, Mário Frias.

1 2 3 609