A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Poeta do rock brasileiro: 25 anos sem Renato Russo

Parentes, amigos e músicos descrevem a intimidade com o músico

Cida Pedrosa é homenageada da Bienal: “faço arte engajada feminista”

Poeta pernambucana divide o tributo com Paulo Freire

Políticos serão substituídos por Inteligência Artificial?

Seriam tais IAs e robôs genuinamente neutros em suas decisões? Ou mesmo capazes de decisões sensíveis a direitos e garantias fundamentais? Quem ou o que pautaria o Estado e as políticas públicas?

Vida e morte na literatura: traço da realidade

A relação vida e morte constrói o enredo nas obras de Clarice, Graciliano e João Cabral, uma vez, que as condições em que se dá a vida de seus personagens é perpassada por uma travessia de degradação, negação e a busca iminente por um instante que dê sentido aos malogrados de uma existência de escassez

Relatório elaborado pela Comissão de Cultura elenca descaso do governo

Desmonte de políticas públicas, perseguição e irregularidades na conservação de acervos são alguns dos pontos elencados no documento.

O Nobel de Abdulrazak Gurnah: uma introdução ao homem e sua escrita

Ele escreveu inúmeras obras que colocam questões em torno de ideias de pertença, colonialismo, deslocamento, memória e migração. Seu romance Paraíso , ambientado no leste colonial da África durante a primeira guerra mundial, foi selecionado para o Prêmio Booker em 1994.

Prêmio Paulo Gustavo homenageará o humor e a comédia

Prêmio que leva nome de humorista vítima do coronavírus será concedido a artistas e organizações que contribuam de forma relevante para a cultura brasileira.

Só as Erínias serão benevolentes: de planos de saúde e homens a cavalo

Uma lástima que não podemos replicar com exatidão o que é ser caçado incansavelmente pelas Erínias. As vítimas sobreviventes escasseiam com o passar do tempo, a memória dos fatos vira narrativa, as câmaras de gás são relativizadas em publicações que se tornam debates judiciais sobre liberdade de expressão, das entranhas da sociedade que parecia ter colocado normas jurídicas como instrumentos para afastar atrocidades.

Reality polemiza ao tratar causas como commodities de celebridades

The Activist foi cancelado antes de ser exibido pela CBS, mas a relação controversa entre celebridades e causas sociais acontece o tempo todo.

Astrojildo e a última visita a Machado de Assis

No aniversário da morte de Machado de Assis, publicamos a história do breve encontro entre Astrojildo Pereira e o autor, um dia antes de morrer. O encontro foi descrito por Euclides da Cunha, numa homenagem ao escritor publicado no dia 30/09/1908 no Jornal do Commercio.

Embaixada do Vietnã lança segunda edição do livro sobre Ho Chi Minh

A segunda edição do livro, organizado pelo jornalista Pedro de Oliveira e publicado pela Editora Anita Garibaldi, contou com apoio institucional da Embaixada do Vietnã e da Abraviet (Associação de Amizade entre o Brasil e o Vietnã).

Nevermind, aos 30 anos, é o álbum pré-internet que não envelhece

Clássico do Nirvana, o último grande disco de rock segue conquistando novas gerações de fãs e seu legado permanece

1 2 3 612