A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Cida Pedrosa lança ‘Estesia’ seu primeiro livro de haicai

‘Estesia’ traz 40 poemas e imagens produzidas pela própria autora, em sua casa e em passeios diários com seu cachorro, no auge da pandemia de Covid-19

Projeto “Brasil em 200 Obras” celebra o Bicentenário da Independência

Iniciativa foi desenvolvida a partir do projeto “Brasil em 200 Nomes”, que homenageia 200 personalidades com atuação de destaque no País desde 1822

Recursos da Lei Aldir Blanc ajudarão a reconstruir setor cultural

Atingido em cheio pela pandemia e pelo projeto de destruição bolsonarista, segmento terá, na nova lei, uma alavanca para se recuperar

Poeta de Belém integra coletânea em homenagem ao Centenário do PCdoB

Jetro Fagundes, foi um dos selecionados, entre centenas de finalistas, para integrar, com quatro de suas obras, uma coletânea a ser divulgada, nacional e internacionalmente, por ocasião das comemorações pelo centenário do Partido Comunista do Brasil.

Vamos caetanear o que a vida tem de bom nos 80 anos de Caetano Veloso

Hoje, Caetano Veloso completa 80 anos. E o verbo caetanear, se não está dicionarizado, com certeza está no dicionário poético dos brasileiros

“Em Casa com os Gil” reúne arte, família e política. Você já assistiu?

A turnê internacional da família Gil acabou esta semana. Mas o documentário é um verdadeiro tesouro para os dias atuais. Nele é lembrado quando Gilberto Gil, ministro da cultura, tocou Touche Pas à Mon Pote e Toda menina baiana na sede da ONU, em Nova York – época em que o Brasil era respeito no mundo.

Filmes de temática feminina ajudam a compreender desafios impostos às mulheres 

Ambientadas em diferentes lugares e épocas, obras trazem à tona temas como violência contra a mulher e sexualidade

Revista Princípios nº 164 avalia o bicentenário da independência do Brasil

Revista já está disponível com 16 artigos que contribuem para a compreensão do lugar do Brasil no mundo, após 200 anos de independência.

Mudança no fomento cultural pode ser referência do programa de governo de Lula

Vetadas por Bolsonaro, leis de fomento à cultura podem se tornar referência de um novo governo, garantindo descentralização de recursos e redução de desigualdades regionais.

Cultura ganha dimensão estratégica em programa de governo Lula-Alckmin

Especialistas consultados explicam os avanços programáticos da candidatura Lula em relação ao fomento cultural e arquitetura institucional para romper com a destruição causada por Bolsonaro.

Dia Nacional do Escritor

No Dia Nacional do Escritor, por que reduzi-lo somente às vozes da terra onde nascemos?

Lula encontra-se com representantes da cultura de Pernambuco

“Estejam certos, povo da cultura do Recife, vocês vão viver o melhor período de participação cultural que esse país já teve”, prometeu o pré-candidato a presidente da República.

1 2 3 627