A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Lei Aldir Blanc pode atender até 700 mil pessoas, calcula Ipea

Benefícios da Lei Aldir Blanc podem alcançar até 700 mil pessoal ligadas à área cultural segundo estudo do IPEA. O setor informal é o mais afetado pela pandemia

John Reed, o jornalista que ajudou a abalar o mundo

Hoje, dia 19, completa um século em que John Reed, autor de “Dez Dias que Abalaram o Mundo” e patrono dos jornalistas democráticos, deixou de viver.

Movimento Armorial completa 50 anos

A arte erudita brasileira baseada no popular, idealizada por Ariano Suassuna, trouxe legado para diversas manifestações culturais, como literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura e cinema

Mestre da Cultura Raimundo Aniceto morre aos 86 anos

Último integrante da 2ª formação da tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, o ícone da cultura popular cearense Raimundo Aniceto faleceu nesta quinta-feira (15)

João Candido Portinari amplia valor dos painéis Guerra e Paz para ONU

João Cândido Portinari concede entrevista a Rádio Internacional da China sobre os painéis Guerra e Paz, disposto no salão de acesso à Assembleia das Nações Unidas.

No Dia do Professor, filme defende importância de ensinar filosofia

Média metragem aborda a tentativa de desmonte da disciplina após a reforma do ensino médio do governo Michel Temer.

Filme “Abraço” estreia dia 15 e retrata luta dos professores

O filme “Abraço — A única saída é lutar” é um retrato da resistência popular e da luta do movimento sindical e estudantil contra a desvalorização da educação e dos professores.

Artistas se unem para defender o Pantanal

Os artistas fazem a defesa da região, contra as queimadas e a invasão de terras indígenas e a necessidade de barrar a ofensiva do capital contra a natureza no país.

Documentário sobre a Cracolândia traz histórias de moradores

“É um documento audiovisual, urgente para os tempos de agora. ‘Corpo de Rua’ traz a voz da realidade que permeia o território da Cracolândia, de onde tanto se fala, mas pouco se quer ver” afirma Pedro Santi, diretor do filme.

A presença

Che Guevara desaponta os submissos ao império, que apesar de tantas tentativas não conseguem adocicar seu nome nem convertê-lo em uma simples metáfora da rebeldia júnior que a idade cura, em um souvenir lavado de implicações comunistas.

1 2 3 591