A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Evaldo Gouveia, um trovador sentimental demais

Cantor e compositor morreu aos 91 anos, em decorrência da Covid-19. O Brasil e, em especial o Ceará, perdem muito. A cultura é mais uma vez atingida pela pandemia.

Adalberto Monteiro: Uma Homenagem ao Legado de João Amazonas

Poema de Adalberto Monteiro é um tributo ao legado de João Amazonas, líder histórico do PCdoB que faleceu há exatamente 18 anos, em 27 de maio de 2002

A reunião dos bons companheiros

.

Jorge Mautner: Artistas mudam a realidade e têm de ser ouvidos

“O Brasil se fez com os cantos e os atabaques dos negros trazidos como escravos. Getúlio Vargas governou o Brasil através da Rádio Nacional. Tudo aqui é música, é poesia”

Afinal, por que os comunistas se tratam como “camaradas”?

Com a 2ª Revolução Francesa e as demais revoluções europeias, em 1848, “camarada” se tornou parte de um discurso afetuoso entre pessoas que compartilham as mesmas ideias socialistas e, mais importante ainda, lutavam por elas

Bolsonaro demite Regina Duarte da Cultura após gestão desastrosa

Permanência da atriz estava em xeque desde sua deplorável entrevista à CNN Brasil

Carta de esperança e solidariedade

“Ao escrever esta carta, sonho que estou ao lado da pessoa que está lendo e que eu a abraço, conforto e digo: venceremos o negacionismo, o obscurantismo, o autoritarismo e, ao final, hastearemos a bandeira brasileira, na qual cabem todas as cores, todas as ideia e todo nosso amor.”

Cacá Diegues: Governo Bolsonaro é mais horrível que a ditadura militar

Para o diretor, “o cinema também nunca mais será o mesmo” no pós-pandemia

As ressurreições de Marx

Karl Marx está nesse parnaso pouco povoado, junto a Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein

Abolição: Machado de Assis registrou o 13 de maio

Há autores que veem Machado de Assis como alienado. Não é verdade. O exemplo é a maneira como ele deixou registradas, literariamente, suas impressões do 13 de maio, quando a escravidão foi proibida.

A Bruzundanga de Bolsonaro

É livre um povo, que em meio a uma pandemia, não tem sequer o direito à vida respeitado e garantido pelo presidente da República e seu ministério?

Mães: a força em meio às lutas, por Flávio Dino

Nesse período em que o distanciamento social é a medida mais acertada na prevenção ao coronavírus, precisamos estar juntos sem estar perto. E esta é, sem dúvidas, uma prova de amor que podemos dar às nossas mães.

1 2 3 583