“REA” completa cinco anos a serviço do conhecimento

Cinco anos divulgando a produção acadêmica, 60 edições lançadas, com um total  de 1557 artigos publicados. A “Revista Espaço Acadêmico" ("REA"), editada por Antonio Ozaí da Si

“Os números não exprimem a qualidade dos artigos publicados, os diversos usos que são feitos dos mesmo e o esforço dos seus autores e de todos que fazem a revista. Nem por isso deixam de ser informações importantes. Esperamos que sejam uma contribuição à avaliação dos nossos leitores, colunistas e colaboradores”, registrou a Carta do Editor.

À frente do projeto, Ozaí da Silva é mestre em Ciência Política pela PUC/SP, doutor em Educação pela USP e professor na Universidade Estadual de Maringá. Foi justamente nesta última instituição que a REA começou a brotar. Lá, um grupo de docentes escrevia artigos para um provedor local, o Nobel.

Pouco depois, os professores registraram um domínio próprio, que, no entanto, não tinha o caráter de revista. A partir de março de 2001, a publicação foi registrada no ISSN e se firmou a periodicidade mensal. Nascia, oficialmente, a Revista Espaço Acadêmico.

Nessa fase, a REA agregou outros colunistas e ampliou o conselho editorial e sua abrangência. Também contou com a contribuição de vários colaboradores, cujos artigos não apenas enriqueceram a revista como foram de enorme importância para a sua divulgação.

Na visão de seus organizadores, a ampla aceitação da revista no meio acadêmico e extra-acadêmico se deveu a sua postura crítica e democrática. Pluralista desde sua gênese, a Revista Espaço Acadêmico recusou o enquadramento ideológico e político-partidário.

Um de seus princípios é que o debate acadêmico não pode ser autêntico e dinâmico se estiver prisioneiro dos “ismos” e da miopia política ideológica dos que se imaginam detentores da verdade.

Essa linha editorial se comprovou na abrangência de artigos, temas e autores, bem como na receptividade entre os leitores. A REA, naturalmente, não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas.

Embora adote o nome Espaço Acadêmico, a revista não se restringe apenas ao meio — já que se propõe a superar o academicismo e estabelecer vínculos com os movimentos sociais. Considera importantes os espaços informais, onde também se produz e se reproduz conhecimentos e saberes e cultura.

Confira a página da Revista Espaço Acadêmico na Internet, de onde extraímos o conteúdo deste texto: www.espacoacademico.com.br.