P-SOL caminha dividido para aliança com PSTU

O P-SOL aprovou neste domingo (28), em Conferência Nacional realizada em Brasília, a chapa Heloísa Helena-César Benjamin para disputar a eleição presidencial. A escolha de Benjamin, dirigente da Consulta Popular, e a perspectiva

Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a reunião decidiu por maioria de 110 votos a 44 que o partido reservará para o PSTU as candidaturas a governador em Minas Geraise a senador em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Tais vagas serão preenchidas pelo PSTU. "O resultado da conferência foi um grande avanço para a aliança", disse o presidente nacional do PSTU, José Maria de Almeida.

A aceitação de César Benjamin representa também um recuo do PSTU. Esta legenda insistiu em colocar como vice na chapa o seu presidente, José Maria Almeida, que concorreu para presidente nas eleições de 1998 e 2002. Conforme o jornal do PSTU, a disputa do nome para a vice representava a luta entre "dois caminhos" e "dois projetos de frente eleitoral".

A polarização se deu entre os fundadores da nova sigla, expulsos do PT em outubro de 2003, e segmentos que aderiram no ano passado, como os representados pelos deputados federais João Alfredo e (CE) e Ivan Valente (SP).

A senadora Heloísa Helena, que se proclama trotskista e cristã, pontilhou seu pronunciamentis com referências religiosas. "A Bíblia diz: ou se serve a Deus ou ao capital. Quem serve ao capital vai virar churrasco do demônio", afirmou.

Com agências