Vacina contra aids se mostra eficaz na China

Os testes de uma vacina contra o vírus da aids (HIV) realizados na China obtiveram resultados promissores, informaram ontem (21/8) as autoridades de regulamentação de produtos alimentares e farmacêuticos do país.

Nenhuma pessoa que recebeu a vacina desenvolveu uma rejeição considerável depois de 180 dias de testes e algumas demonstraram imunidade ao HIV-1 15 dias depois de serem vacinadas.


 


''Isto indica que a vacina é eficaz no estímulo da imunidade'', afirma o artigo publicado no jornal China Daily. O governo ainda deve tomar uma decisão sobre eventuais testes adicionais.


 


Kong Wei, coordenador da equipe de pesquisas da Universidade Jilin de Pequim, considerou os resultados ''realmente estimulantes'', em uma entrevista ao jornal China Daily. No entanto, disse que não se deve cantar vitória.


 


A primeira fase de testes teve início em março de 2005, com 49 homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos, segundo o mesmo jornal. O ministério da Ciência e Tecnologia informou que 800 voluntários adicionais seriam necessários para a segunda e terceira fases de testes. O processo total pode durar vários anos.


 


A China iniciou as pesquisas sobre uma vacina contra a aids em 2003. Quase 650 mil chineses são soropositivos, 0,05% da população do país. No entanto, o índice de contaminação cresce com rapidez. Em 2006, 70 mil chineses foram contaminados, segundo dados oficiais, ou seja 192 pessoas por dia. O governo e especialistas independentes consideram que o número de soropositivos pode chegar a 1,5 milhão até 2010.