MEC estimula alfabetização para além dos centros urbanos

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11/9) que o Programa Brasil Alfabetizado está encontrando dificuldades para despertar interesse em populações fora dos centros urbanos. Dessa forma, segmentos específicos, como as comun

Em virtude dessas dificuldades, o Ministério chegou a transferir a meta de erradicação do analfabetismo de 2007 para 2010. “Estamos trabalhando com metodologias específicas e avaliando formas de estimular essas pessoas a  se alfabetizarem. Em geral são os chamados analfabetos totais, que não lêem uma palavra sequer. Grande parte do público que está procurando o programa, diferentemente, sabe ler e escrever alguma coisa”, informou o ministro.



Haddad disse que o programa já conseguiu beneficiar sete milhões de pessoas nos últimos quatro anos, metade da população que se declara não alfabetizada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Nova estratégia
De acordo com o secretário de Educação Continuada do MEC, Ricardo Henriques, outra estratégia do programa vai ser o estímulo ao prosseguimento dos estudos. Em março do ano que vem, será implantado um programa para conclusão da quarta série do ensino fundamental, voltado para os alunos já alfabetizados pelo programa do ministério.



“Nossa perspectiva  é de continuidade. Vamos mobilizar as pessoas em condição de analfabetismo absoluto para que concluem a quarta série e, em seguida, a oitava. O ensino fundamental poderá ser cursado entre quatro anos e meio ou cinco”, disse Henriques.



O Programa Brasil Alfabetizado tem parcerias com 23 estados e 800 municípios, além de 150 organizações não-governamentais (ONGs). Este ano serão investidos R$ 220 milhões. O orçamento de 2007 prevê, além desse valor, mais R$130 milhões para o programa de conclusão da quarta série destinado a jovens e adultos.