CNI/Ibope: Lula cresce e venceria no primeiro turno com 50%

A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostra crescimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, que obteve 50% das intenções de voto, vencendo já no primeiro turno. Lula fica nove pontos à frente do total dos votos dos outro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, tiveram variação positiva no limite da margem de erro de pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mantém a indicação de vitória do petista já no primeiro turno.


 


Segundo o levantamento, divulgado nesta sexta-feira, Lula passou de 48 por cento para 50 por cento, enquanto Alckmin foi de 27 por cento para 29 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.


 


A senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve 9 por cento das intenções de voto, registrados na semana passada.


 


Pesquisa espontânea


 


Na pesquisa de voto espontâneo, considerada maios relevante que a estimulada, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tiveram avanço de 1 ponto percentual no total de intenções de voto. Lula passou de 41%, na pesquisa realizada em 7 de setembro, para 42% na pesquisa divulgada hoje. Geraldo Alckmin subiu de 19% para 20%, na mesma comparação. Heloísa Helena, candidata do P-SOL, teve queda de um ponto percentual, passando de 7% para 6%. Os outros candidatos, somados, ficaram estáveis em 1%.


 


Disseram não saber ainda em quem votar 25% dos entrevistados na pesquisa espontânea, ante 26% na pesquisa anterior. Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados, percentual inalterado em relação à pesquisa anterior.


 


Segundo turno


 


Na simulação de um eventual segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato tucano Geraldo Alckmin mostrou um crescimento (dentro da margem de erro) do candidato petista, enquanto que Alckmin manteve-se estável. Lula subiu de 51% para 53% das intenções de voto. Já o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, manteve-se em 37%. Disseram não saber em quem votar 4% dos entrevistados, mesmo percentual da pesquisa anterior. Brancos e nulos somara 6%, ante 7% no levantamento anterior.


 


Em uma simulação em que Lula enfrentaria Heloísa Helena, o presidente saltou de 53% para 59%, enquanto a candidata do PSOL caiu de 30% para 26%. Brancos e nulos caíram de 12% para 10% e não souberam ou não opinaram 4% dos entrevistados, ante 5% no levantamento anterior. É importante ressaltar, entretanto, que, nessa simulação, a comparação é feita com a pesquisa de julho, e não de setembro.


 


Avaliação positiva do governo cresceu


 


A avaliação positiva do governo Lula atingiu, em setembro, seu maior nível desde março de 2003. As avaliações ótimo/bom somaram 49%, ante 40% da pesquisa de julho. Em março de 2003, o índice de ótimo e bom totalizou 51%. As avaliações ruim/péssimo recuaram de 19%, em julho, para 16%, na pesquisa divulgada hoje. Os que avaliaram como regular o governo Lula somaram 33%, ante 40% em julho.