Câmara debate papel da mídia nas eleições
“A mídia nas eleições 2006”, assunto que já deu muito “pano para mangas”, será tema de seminário proposto pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O evento, marcado para o dia 13 de dezembro, vai reunir
Publicado 01/12/2006 15:31
Para o primeiro painel – “Pautando o Processo Eleitoral” – foram convidados o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; o diretor de Redação da revista Carta Capital, Mino Carta; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo; e o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Pacheco Sirotsky. Eles vão debater os temas “Perfil da mídia no Brasil”, “Mídia ou média no processo eleitoral?” e “Compromisso com a verdade dos fatos”.
O evento, que ocorre em um só dia, terá mais outos dois painéis. O segundo será sobre “Legislação Eleitoral, Mídia e Liberdade de Imprensa”, com a participação do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Gonzaga Motta; o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Evandro Guimarães; o presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Arnaldo Niskier; e o diretor de Jornalismo da Rede Record, Douglas Tavolar. Serão debatidos os temas “Mídia na legislação eleitoral”, “Força indutória da mídia no processo eleitoral” e “Concessão pública para fins privados”.
O painel “Mídia e Democracia”, que envolve a discussão dos temas “Democratização dos meios de comunicação” e “O papel da internet nas eleições”, reunirá a presidente da TVE Brasil, Elysabeth Carmona; o coordenador de Comunicação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Guilherme Castro; o diretor do site “Conversa Afiada”, Paulo Henrique Amorim; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimenta Slaviero; e o diretor da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, William França.
Também foram convidados para o seminário o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP); o ministro das Comunicações, Hélio Costa; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello; o secretário de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, André Singer; e o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci.