Integração do São Francisco deixará açudes perenes, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira (11) que os açudes nordestinos não vão mais secar com o Projeto de Integração do Rio São Francisco e com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

“Nós vamos deixar os açudes perenes. Não vai ter mais aquela dos açudes, na época da seca, ficarem vazios, ou seja, nós vamos deixar os açudes sempre cheios”, disse Lula no programa de rádio Café com o Presidente, que também teve a participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.



Veja abaixo a íntegra do programa desta segunda-feira:



Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?


Presidente: Tudo bem, Luiz.


Apresentador: Presidente, as obras de interligação do São Francisco já começaram. Qual a importância desse projeto para o Brasil?


Presidente: Eu acredito, Luiz, que a importância do projeto de transposição ou revitalização ou integração do Rio São Francisco é uma obra que vai levar benefícios para 12,5 milhões de nordestinos que moram no semi-árido brasileiro. Mas é uma obra importante também porque ela vai revitalizar o Rio São Francisco fazendo com que a parte do Rio São Francisco que passa pelo estado de Minas Gerais, que passa pelo estado da Bahia, que passa pelo estado de Sergipe e de Alagoas, cidades que até então não tinham tratamento de esgoto, cidades que o desmatamento quase que secular para fazer carvão com o cerrado que é desmatado todas as matas ciliares, estão sendo recuperadas neste momento pelo governo. Já há um grande investimento do governo e finalmente o ministro Geddel Vieira deu ordem de serviço das obras. E eu convidei o ministro para vir aqui, Luiz, e eu acho extremamente importante, Luiz, você começar a fazer pergunta para o ministro Geddel Vieira, que começa uma viagem pelo Rio São Francisco para visitar as cidades que serão beneficiadas e os lugares que vão receber água.



Apresentador: Pois é, ministro Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, o PAC vai investir R$ 12,6 bilhões na área de infra-estrutura hídrica, metade desse dinheiro vai para o projeto  São Francisco. Como é que está o andamento desse projeto?



Ministro: Pois é, Luiz. Pois é, presidente, hoje nós começamos uma viagem ao longo de todo o São Francisco, da sua nascente até a foz, exatamente para mostrar às populações ribeirinhas o muito que tem sido feito no nosso governo nessa área de revitalização. São obras que estão em andamento de esgotamento sanitário, de replantio de matas ciliares, de proteção às margens do rio. No município de Barra, na Bahia, presidente, nós vamos lançar lá o projeto de desassoreamento, de aprofundamento do calado, da profundidade do rio para facilitar a navegação através da hidrovia, já nessa viagem. Vamos mostrar também, visitando Cabrobó, que essa obra de transposição que o seu governo, que nosso governo dá início, ela é fundamental para resolver o problema de milhões de brasileiros na Paraíba, Pernambuco, Ceará, no Rio Grande do Norte e nenhum prejuízo traz a estados como a Bahia, como Minas Gerais, como Alagoas, como Sergipe. Muito pelo contrário, está estimulando o nosso governo a fazer investimentos que serão fundamentais para preservação através do programa de revitalização do Rio São Francisco.



Presidente: Luiz, uma coisa importante para os nossos ouvintes entenderem é o seguinte, nós vamos ter dois eixos: o eixo Leste e o eixo Norte. O eixo Leste ele vai integrar a barragem de Itaparica, no Rio São Francisco, com os rios Paraíba, no estado da Paraíba, e Ipojuca, no estado de Pernambuco. O eixo Norte vai sair do Rio São Francisco próximo à cidade de Cabrobó, Pernambuco, levando água até às bacias do Rio Jaguaribe, Ceará; Piranhas- Açu, na Paraíba e no Rio Grande do Norte; e Apodi, no Rio Grande do Norte. O que é extremamente importante a gente entender, e o Geddel poderia nos explicar isso com muito mais clareza, é que nós vamos deixar os açudes perenes. Não vai ter mais aquela dos açudes na época da seca ficarem vazios, ou seja, nós vamos deixar os açudes sempre cheios.



Ministro: É verdade, presidente. Retirando apenas 1,4% da água do Rio São Francisco, aquela água que já vai ser jogada no mar, vai ser perdida, portanto, nenhum prejuízo causando ao rio. Portanto, essa viagem ela vai ter esse sentido, respondendo, inclusive, a muitos críticos que deixam de enxergar que a degradação do rio vem de muito tempo para trás. Esse é p governo que tem dado efetiva atenção a essa questão da revitalização que deve ser feita antes, durante e depois para que o rio seja preservado durante toda a sua existência.



Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Hoje falamos sobre as obras de interligação da Bacia do São Francisco. As obras já começaram, não é ministro? Vai ter geração de emprego também nesta questão do projeto?



Ministro: Sem dúvida, ainda tem esse aspecto. É uma grande obra. O Exército já recebeu ordem de serviço. Estão fazendo os canais de aproximação que nada mais são do que aqueles canais que levarão a água do Rio São Francisco até as estações de bombeamento, onde a água será bombeada para seguir adiante o seu percurso. E evidentemente, com uma obra desse tamanho, ainda trará muitos empregos gerados numa região pobre, numa região que precisa de estímulo para o seu desenvolvimento.



Presidente: Eu, Luiz, tenho clareza que nós vamos poder dinamizar um pouco, não apenas a economia, mas a esperança do povo. Eu estou falando a palavra dinamizar, porque não existe nada mais importante na vida de um ser humano do que ele ter esperança de que ele vai viver melhor, porque água é um bem que o homem não consegue sobreviver sem ela.



Apresentador: Está certo, presidente. Obrigado pela participação. Agradecemos também a presença do ministro Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional. Até a próxima, presidente.



Presidente: Até a próxima, Luiz. Eu quero aproveitar para desejar ao ministro Geddel Vieira boa viagem.



Ministro: Muito obrigado, presidente. Tenho a certeza que vou ser muito bem recebido em todas essas cidades, sobretudo porque vou levando a sua palavra. Quem conhece a sua história de vida, os nordestinos que conhecem, sabem que o senhor não defenderia um projeto que não fosse muito bom para todo o Nordeste, para todo o Brasil. Obrigado, presidente.



Apresentador: Obrigado a você que nos acompanhou. O nosso programa volta segunda-feira que vem.