Sem categoria

Guatemala elege presidente progressista em 2º turno tenso

O candidato social-democrata Álvaro Colom, consolidou-se como virtual vencedor do segundo turno das eleições presidenciais na Guatemala, neste domingo. Com 96,2% dos votos apurados, Colom tinha nesta madrugada 52.71% dos votos, mais de 5 pontos acima

Colom, que concorreu pela União Nacional da Esperança (UNE), chegou a abrir mais de 18 pontos de vantagem sobre seu rival do Partido Patriota (PP). Em seguida a diferença baixou para cerca de 2 pontos, graças ao eleitorado da capital, que preferiu o general com curso na Escola das Américas – contrariando a tendência usual dos centros urbanos, de votar mais à esquerda.

Agora, porém, tudo indica que as emoções já passaram. Os departamentos ainda não contabilizados correspondem a áreas onde Colom venceu no primeiro turno, em 9 de setembro. Pouco a pouco a vantagem do engenheiro social-democrata de 56 anos voltou a se alargar.

O segundo turno das eleições presidenciais da Guatemala encerrou-se com o fechamento dos centros de votação às 18 horas (22 em Brasília). A abstenção foi elevada, devendo superar 65% dos  5,9 milhões de eleitores.

Cinquenta anos de ''mão dura''

Ao votar, no Colégio Valle Verde, na zona leste da capital, o candidato da UNE disse que ''hoje estamos elegendo o destino do país''. E fez ironia com o lema de seu adversário, um general do exército que fez campanha prometendo ''mão dura''.

''Tivemos mão dura por 50 anos, e essa política custou mais de 250 mil vítimas, a pobreza, a polarização e o abandono dos indígenas'', disse Colom.

O presidente virtualmente eleito defendeu o fortalecimento da democracia e o cumprimento dos acordos de paz de 1996, que puseram fim a 36 anos de luta armada no país. ''Firmamos a paz, mas entramos em uma guerra da delinqüência, tremenda, devido ao não cumprimento dos acordos, e isto provocou um deseqüilíbrio do estado'', analisou.

Perigos da governabilidade

Os resultados da eleição presidencial na Guatemala confirmaram o mesmo deslocamento à esquerda que tem se observado há uma década em toda a América Latina. A tendência, porém, é menos incisiva nos países centro-americanos, mais próximos e mais dependentes dos Estados Unidos. Dois expoentes desta safra, os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, e do Panamá, Martín Torrijos, telefonaram a Colom para felicita-lo.

Logo depois do primeiro turno, os dois candidatos finalistas se comprometeram a respeitar os resultados das urnas deste domingo, fossem quais fossem. Nesta madrugada Colom proclamou-se eleito, afirmando que ''isto é uma nova página na Guatemala'' e agradecendo ''por esta confiança''. Já Pérez Molina mantinha silêncio sobre o resultado, inspirando conjecturas sobre os perigos que podem rondar a governabilidade na frágil democracia guatemalteca.

Da redação, com agências