Sem categoria

Um milhão de mexicanos devem ser deportados dos EUA em 2007

Os Estados Unidos vão deportar neste ano cerca de um milhão de imigrantes mexicanos, como resultado do endurecimento na vigilância das fronteiras e pelas operações contra imigrantes ilegais nos centros de trabalho, segundo uma estimativa do Conselho Consu

Os imigrantes deportados “deverão se reincorporar” nas atividades produtivas no México, afirmaram integrantes do Conselho Executivo.



O conselho é um órgão assessor cujo objetivo é unir esforços e experiências dos mexicanos no exterior para identificar e analisar os problemas e propor alternativas para melhoria no nível de vida das comunidades de imigrantes mexicanos.



Em uma coletiva de imprensa, o conselheiro Hugo Loyo advertiu que México “deve se preparar para enfrentar a onda” de mexicanos “que serão expulsos” no futuro imediato como parte das políticas da Casa Branca diante da imigração.



“A onda de deportações é uma crise que será agravada nos próximos meses, motivo pelo qual é urgente que as autoridades mexicanas atentem para essa situação que deixa em desvantagem os mexicanos que são capturados pelas forças norte-americanas”, afirmou.



“Acreditamos que serão um milhão de mexicanos deportados até o final do ano”, já que as operações de identificação de “indocumentados” deverá se estender “por todo o território” norte-americano.



Germán Trejo, também conselheiro, propôs a criação de novos centros de reencontro em toda a fronteira com os Estados Unidos “que ofereçam ajuda psicológica, médica, legal e econômica” aos imigrantes que simplesmente “são deixados na região fronteiriça sem um peso para regressar a suas cidades de origem”.



Fonte: Ansa Latina