II Fórum dos povos indígenas

Edvaldo Magalhães, salientou que as sugestões e encaminhamentos do II fórum serão levados em conta no momento de elaboração do orçamento de 2009. “O elemento da equidade tem que ser levado em consi

O Governador Binho Marques participou da solenidade de abertura do II Fórum dos Povos Indígenas realizada no sábado, 19 na Comissão Pró-Índio. O encontro reuniu lideranças indígenas das 14 etnias, governador Binho Marques, o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães e da deputada federal Perpétua Almeida.

A cada ano o Governo do Estado se reúne com as lideranças indígenas para avaliar o que foi desenvolvido ao longo do ano anterior e traçar novas metas para o ano seguinte. O maior desafio do encontro de trabalho deste ano é fomentar a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Comunitário para as comunidades indígenas.

“Cada povo vai realizar seu próprio plano e o governo irá financiar os projetos nas áreas de educação, saúde e produção”. O empoderamento, segundo Binho Marques, faz com que as pessoas coloquem em pratica sua autonomia, a capacidade e a riqueza cultura.

O II Fórum faz parte da programação da Semana do Índio realizada pelo Governo do Estado com a proposta de articular estratégias de políticas públicas de sustentabilidade para os povos indígenas, a partir da troca de conhecimentos, da identificação das temáticas prioritárias e da definição de critérios práticos e integrados entre os diversos atores,


“O importante é que as comunidades indígenas se sintam envolvidas no processo de discussão. Só assim as políticas terão sustentabilidade”, destacou Francisco Pianko, assessor indígena.

Edvaldo Magalhães, salientou que as sugestões e encaminhamentos do II fórum serão levados em conta no momento de elaboração do orçamento de 2009. “O elemento da equidade tem que ser levado em consideração”.

Durante os três dias do Fórum serão trabalhados os eixos temáticos: Garantia de segurança alimentar; Fortalecimento e valorização cultural;  e Serviços básicos de qualidade para todos. O encontro será encerrado no dia 21 de abril.



Agência de Notícias do Acre