Tânia Soares destaca Grito da Terra

A deputada estadual Tânia Soares (PCdoB) destacou na segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa de Sergipe, ao se referir ao 1° Grito da Terra de Sergipe, o empenho do governo Marcelo Déda em dialogar com os diversos segmentos do setor agrícola.

“Déda tem aprofundado as relações com os movimentos sociais”, ressaltou a parlamentar. O evento reuniu mais de 3 mil pessoas em Aracaju e aconteceu no dia 23 de julho.

Tânia considera a agricultura um setor vital para o desenvolvimento do País e, em particular, de Sergipe e que vem tendo a devida atenção do governo Marcelo Déda. Os trabalhadores, organizados pela Fetase, reivindicaram durante Grito da Terra que o Governo crie uma secretaria estadual de agricultura familiar e revitalize o setor de forma igualitária. “Que o governo não discuta e disponibilize somente aos trabalhadores vinculados ao MST [Movimento Sem Terra], que demais entidades que têm inserção no campo possam ser incluídas na discussão e distribuição de áreas produtivas”.

Na área econômica, a Fetase sugere que, para combater o êxodo rural, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) financie as linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar). Essa pauta de reivindicações foi entregue no início desse ano ao governador Marcelo Déda.