Sem categoria

Câmara do Rio debate a Conferência Nacional de Comunicação

A Câmara de Vereadores do Rio recebeu, no dia 12, integrantes de movimentos sociais, parlamentares e representantes de setores empresariais. O debate público defendeu a realização da conferência nacional de comunicação e abordou alguns dos temas que serão alvo de discussão.

A mesa do plenário da Câmara, organizada pelo vereador João Mendes de Jesus, foi composta pelo professor Cláudio Magalhães, representando as agências de publicidade do Rio de Janeiro; Moisés Corrêa, coordenador-geral da TV Comunitária do Rio (TVC-Rio); Cláudia Abreu, da Coordenação Estadual Pró-conferência; Edson Elias Boy, da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Rio de Janeiro; o secretário de Ciência e Tecnologia do Rio, Rubens Andrade; e o deputado estadual Alessandro Molon (PT).

Para o coordenador da TVC-Rio, não pode haver restrições dos empresários nos temas da conferência de comunicação. Para Moisés, é preciso ampliar o acesso da sociedade aos meios de comunicação, que destacou ainda os avanços do governo Lula no setor, como a TV Brasil.

O deputado Alessandro Molon criticou o senador Eduardo Azeredo (PSDB), que tenta restringir o uso da internet nas eleições. Segundo ele, “uma visão extremamente ultrapassada e excludente”.

O vereador do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB), também cobrou a realização da conferência de comunicação e a assinatura do decreto para convocar a etapa municipal, que aguarda uma decisão do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Roberto ainda cobrou transparência na concessão de rádios e TV, de forma que as emissoras estejam, realmente, a serviço da população.