40 prefeitos repudiam ato de ex-governador de Sergipe

Em solidariedade ao prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul de Sergipe (Amurces), Antônio Fonseca Dórea – conhecido como Toinho de Dorinha, cerca de 40 prefeitos de Sergipe estiveram reunidos na sexta-feira (4). O encontro culminou com uma nota de repúdio assinada pelos presentes.

Tonho de Dorinha relata o que aconteceu no Aeroporto de Brasília - Infonet

A reunião foi um ato de desagravo à agressão sofrida, na última terça-feira, 1º, pelo prefeito Toinho de Dorinha quando retornava de Brasília para Sergipe. No episódio, o ex-governador João Alves usou palavreado inadequado em tom ofensivo contra o representante do executivo de Poço Verde, na presença de autoridades e populares.

“Esse encontro não tem nenhuma conotação partidária, nem de agressão, porque nós prefeitos somos educados e não vamos agredir ninguém. Não cabe a nós respostas duras ou politizadas, não é isto o que estamos fazendo aqui. O sentido do meu convite e dos presidentes das associações é que nos solidarizemos com um colega, que tem as mesmas prerrogativas, direitos e responsabilidades de qualquer um de nós”, afirmou Edvaldo Nogueira.

Sobre o ocorrido, o prefeito de Poço Verde disse ter ficado sem reação, quando percebeu que os insultos eram direcionados a ele por um homem público. “Foi um atentado à dignidade humana, mesmo assim para mim esse episódio já foi superado, principalmente agora que estou recebendo o apoio de vocês. O que eu sofri lá não desejo a ninguém, diante de pessoas conhecidas e desconhecidas”, disse.

Repúdio

“Não é possível que nós prefeitos sejamos desmoralizados pelos próprios políticos e fiquemos calados. Será que vamos aceitar isso? O que aconteceu com Toinho de Dorinha poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Nossa autoridade foi dada pelo povo, por isso não vamos deixar passar em branco esse fato que eu considero gravíssimo”, desabafou o prefeito de Aracaju.

Em seu discurso, Edvaldo Nogueira ainda repudiou o termo ‘mamar’, usado pelo ex-governador. “Quando alguém chama prefeito de mamateiro, está contribuindo para denegrir a nossa imagem. Em 2006, 43 prefeitos apoiaram a reeleição de João Alves. Será que eles eram mamateiros? Tenho certeza que não”, comentou.

Apoio

Outra liderança presente ao encontro foi o prefeito de Santana do São Francisco e presidente da Associação dos Municípios do Baixo São Francisco (AMBEVSF), Ricardo Roriz, que informou apoiar plenamente a iniciativa da nota de repúdio. Ele alegou ter sido acusado – pelo deputado federal Mendonça Prado (genro de João Alves Filho) – de mutante, por ter trocado de partido, sendo que, durante a vida pública foi filiado ao PDT e agora está no PT.

Com informações do Jornal da Cidade e da Infonet