Começa treinamento da Rede Amamenta Brasil

A Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, realiza esta semana um treinamento para formação de tutores e implantação das atividades da ‘Rede Amamenta Brasil'. A capacitação é destinada a profissionais da área da saúde. As atividades tiveram início nessa terça-feira, 20, no Hotel Celi. Na quarta e na quinta-feira, o treinamento acontece nas Unidades de Saúde da Família selecionadas na capital.

De acordo com a assessora técnica do programa ‘Saúde da Criança', Sílvia Cruz, é a primeira vez que o programa de aleitamento é realizado massivamente em Aracaju. "Existiam, até então, quatro tutores no estado, dois na capital e dois no interior. Agora serão 20 no estado, e desses, 12 trabalharão em Aracaju", explica.

O programa, que é uma das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), incentiva não só a amamentação, mas o armazenamento de leite materno durante os períodos de pré e pós-natal. A princípio, a iniciativa será implantada em cinco unidades de saúde da capital, mas a intenção é atingir, gradativamente, as 43 USF de Aracaju.

Ações

A representante do Ministério da Saúde, Lyllian Dalet Soares de Araújo, que é coordenadora do grupo operacional da Rede Amamenta Brasil e uma das palestrantes do treinamento, afirma que o programa é baseado numa aliança entre educação crítica, educação em saúde e conscientização dos profissionais em relação à importância do leite materno.

"É um trabalho sócio-cultural. Nós vamos discutir práticas e pactuar ações. Das outras vezes, os profissionais eram pinçados de suas unidades e treinados em outro lugar. Desta vez, eles serão treinados nas suas próprias unidades, para que todos os envolvidos na rede, do porteiro ao coordenador, possam mudar o olhar sobre o assunto", completa.

A rede, que, de acordo com a representante do Ministério da Saúde, funciona de forma democrática, uma vez que todos são educados de forma igualitária, terá seus tutores como pontos de referência dentro das unidades. A reciclagem ocorrerá a cada três meses.