Rio precisa do triplo de recursos em segurança diz Tarso

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que é preciso triplicar o volume de recursos destinados à segurança pública repassados pelo governo federal ao Rio de Janeiro para garantir que a cidade esteja pronta para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo ele, com o ritmo atual, não será possível chegar até lá de maneira “satisfatória”.

“Se o ritmo atual de investimento em segurança pública e de qualificação da segurança pública no Rio continuasse como está, não chegaríamos a uma situação satisfatória. Portanto, temos que triplicar o ritmo de trabalho e de investimentos necessários para que a segurança pública melhore e em 2016 estejamos preparados”, afirmou o ministro, após participar de reunião com o governador Sérgio Cabral, no Palácio Laranjeiras.

Tarso Genro evitou, no entanto, falar em valores, adiantando que as cifras devem ser anunciadas até o fim da semana, após serem submetidas à avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro destacou apenas que o orçamento total previsto para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), considerando todos os estados, é de R$ 1,4 bilhão.