Primeira reunião do Comitê Estadual de Alagoas recém-eleito

Primeira reunião do Comitê Estadual de Alagoas discute projeto político eleitoral de 2010 e elege Comissão Política e Secretariado.

Reunião Comitê Estadual Alagoas

No sábado 24 de outubro, após o café da manhã que reuniu aqueles que detêm mandatos pelo PCdoB em Alagoas – entre prefeito, vice-prefeito e vereadores – com a direção política do partido, realizou-se no Museu da Imagem e do Som (MISA) a primeira reunião do Comitê Estadual eleito na recente Conferência Estadual.
Foi discutido o quadro político eleitoral no estado, com perspectivas às eleições de 2010. O PCdoB está inserido na composição de uma frente que se prepara para enfrentar o atual governo do PSDB. Segundo o presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, não se deve subestimar a candidatura do atual governador Teotônio Vilela Filho à reeleição que, como governo, tem possibilidades de obter um percentual considerável dos votos em 2010. Acrescentou que no campo de oposição ao atual governo estadual e de apoio ao governo Lula, ainda não existem definições em relação aos candidatos a governador e às duas vagas para o Senado.
Segundo o dirigente político do PCdoB, embora o prefeito Cícero Almeida (PP) venha sendo aclamado como futuro governador do estado, dada a sua enorme popularidade e a aprovação de sua administração, ele teria de abandonar o governo do município com mais de dois anos de antecedência, passando o governo para sua vice-prefeita, Lourdinha Lyra (PR).
O senador Renan Calheiros (PMDB) deverá partir para a reeleição, embora seja cogitado também para o governo estadual. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) manifesta preferência pela candidatura ao Senado, mas aparece como provável candidato a governador da aliança, caso o prefeito Cícero Almeida não venha a se candidatar. O presidente do partido do prefeito, deputado federal Benedito de Lira já declarou sua vontade de concorrer ao Senado. Até o momento o senador Fernando Collor (PTB) não manifestou intenção de se candidatar ao governo estadual, permanecendo com seu mandato no Senado Federal.
Afirmou ainda que não se sabe quais serão os candidatos ao Senado no campo governista. O atual senador e empresário João Tenório (PSDB), pode vir a se candidatar a uma vaga na Câmara Federal em 2010. Na outra vertente de oposição ao governo Lula, destaca-se a candidatura de Heloísa Helena (PSOL), que busca sua volta ao Senado, e poderá estar vinculada à da verde Marina Silva à presidência.
O PT também está integrado no conjunto de forças políticas que vem se unindo na perspectiva da disputa no estado em 2010.
O PCdoB, integrante dessa frente que se prepara para disputar o governo estadual, tem a possibilidade de apresentar uma candidatura majoritária ao senado, além dos candidatos a deputados federal e estadual.

O PCdoB e os trabalhadores

Sinval Costa, secretário sindical, apresentou a atual situação da disputa pela direção da FETAG em Alagoas, em que o partido vem trabalhando por uma maioria para as eleições em janeiro de 2010, com perspectivas de vitória e de trazer a Federação para a CTB. É uma empreitada de grande envergadura que já trouxe a Alagoas dirigentes da CTB e da FETAG de outros estados, numa disputa acirrada com a CUT, que apóia a outra chapa. Tem sido um trabalho intenso conduzido pelo presidente em Alagoas da CTB, Gerivaldo Pontes, e pelo secretário sindical da direção estadual, Sinval Costa.
Foi discutida ainda a próxima eleição para a seccional da OAB no estado. Gilberto Irineu, atual secretário de Direitos Humanos naquela entidade, com um trabalho de grande reconhecimento público, afirmou em sua intervenção que o PCdoB tem todo o espaço com a atual diretoria que concorre à reeleição, e que a vitória da atual direção aponta para uma perspectiva de maior participação do partido na gestão dessa instituição que joga importante papel na sociedade.

Nova Comissão Política e Secretariado

O Secretariado cessante, e o único membro eleito na Conferência Estadual, o novo presidente estadual, apresentaram a proposta para a nova composição da Comissão Política, ampliando-se o número de membros para quinze componentes. Foi apresentada também a proposta para o novo Secretariado do PCdoB em Alagoas, para discussão e deliberação pelo Comitê Estadual.
Foi destacado que não seriam atribuídas secretarias específicas para a juventude e movimentos sociais, com exceção da Secretaria Sindical, porque seu acompanhamento deverá ser feito pelo próprio secretário político e presidente estadual da legenda, Eduardo Bomfim.
Foram eleitos por unanimidade os seguintes membros da Comissão Política que deverá conduzir o partido nas batalhas que já se apresentam: Alba Correia, Carlos Muller, Eduardo Bomfim, Edvaldo Nascimento, Gerivaldo Pontes, Lindinaldo Freitas (Naldo), Marcelo Malta, Maria Luíza (Malu), Mário Vinícius (Marola), Marivone Loureiro, Mirelly Câmara, Pedro Nelson, Robson Câmara, Selma Villela e Sinval Costa.
Para a composição do Secretariado, foram eleitos também por unanimidade:
Presidente – Eduardo Bomfim
Vice-presidente – Marcelo Malta
Secretária de Organização – Marivone Loureiro
Secretário de Finanças – Robson Câmara
Secretária Adjunta de Finanças – Alba Correia
Secretário Sindical – Sinval Costa
Secretário de Comunicação – Mário Vinícius

De Maceió, Selma Villela