Sem categoria

Manuela d'Ávila e Flávio Dino ganham Prêmio Congresso em Foco

A votação pela internet que se encerrou na noite desta quinta-feira elegeu os parlamentares com mais destaque em 2009 no Congresso Nacional.

Manuela foi eleita a deputada que melhor representa a população no Congresso e Flávio Dino o parlamentar que se destacou no combate à corrupção,

Deputada em primeiro mandato na Câmara, a gaúcha Manuela d’Ávila também não escondeu o contentamento ao saber do resultado final da votação. Segundo ela, o prêmio tem sabor especial por sair de uma votação nacional aberta e que envolveu todos os estados do país.

“O prêmio tem um papel importante, pois avalia a melhor atuação dos parlamentares nas duas Casas. É um debate com a sociedade, que conta com a avaliação final dos milhares de internautas deste país através do voto. Estou muito feliz e satisfeita”, diz a deputada.

Nas categorias especiais, a disputa mais apertada do prêmio ficou no combate à corrupção. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que já atuou como juiz federal, ganhou com uma vantagem de mil votos do segundo colocado, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Para ele, o fato da votação ter contado com a avaliação dos jornalistas torna o prêmio ainda mais gratificante.

“Ser indicado por repórteres que acompanham a rotina da Câmara de perto é uma grande honra. Isso me deixa ainda mais satisfeito e com motivos para comemorar esse prêmio”, destacou Dino.

Na categoria iniciativa do ano, o projeto de liberação da internet nas campanhas eleitorais ganhou a disputa com folga. Pelo resultado final da votação, a proposta somou mais de seis mil votos à frente do segundo colocado, a CPI da Pedofilia.

Emenda incorporada pelo Senado na proposta da minirreforma eleitoral, ela garantiu “a livre manifestação de pensamento, vedado o anonimato, durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores – internet -, assegurado o direito de resposta”, com punições para a “utilização indevida” da rede. A alteração, sugerida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), retirou as restrições impostas inicialmente à campanha política na internet para as eleições de 2010.

O Prêmio Congresso em Foco contou este ano com o patrocínio da Petrobras e da AmBev, além do apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), do Sindicato dos Jornalistas no DF e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

De Brasília
Com informações do site Congresso em Foco
Gustavo Alves