Sem categoria

Mais queda: Record ganha da Globo no ibope com Tropa de Elite

A Record ficou à frente no ibope com a exibição, na noite desta quinta-feira (10), do filme Tropa de Elite, de José Padilha. O filme marcou 18 pontos de média. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências sintonizadas na Grande São Paulo.

Sucesso do cinema nacional, Tropa de Elite é uma das apostas da Record para o final do ano. Na primeira exibição do longa na televisão aberta, a disputa pela audiência foi apertada. A Globo teve 17 pontos de média no período em que Tropa de Elite estava no ar e chegou a liderar durante a exibição de Cinquentinha.

O filme de Padilha aborda o dia a dia do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), do Rio. A história é protagonizada pelo capitão Nascimento (Wagner Moura), que é designado para chefiar uma das equipes do Bope enquanto sua mulher (Maria Ribeiro) está no final da gravidez.

Quedas em série

A derrota para Tropa de Elite se soma a uma série de fiascos recentes da emissora da família Marinho. O Jornal Nacional, por exemplo, comemorou 40 anos no ar com o pior índice de audiência de toda sua história. A média de ibope em 2009 ficará em 31 pontos — quase 20% a menos do que o telejornal registrava no início da década.

Nos últimos dez anos, o programa observou uma sistemática redução em seus telespectadores. Dados do ibope, relativos à região da Grande SP, mostram que no ano 2000 o programa registrou 39,2 pontos, audiência que caiu para 31 pontos neste ano.

Já o Fantástico teve no último domingo (6) o segundo pior desempenho de 2009. De acordo com os dados consolidados, a média do programa foi de 18,4 pontos. O recorde negativo do programa ocorreu em novembro —17,6 pontos. O último programa foi ao ar das 21 horas às 23h30. No horário, a Record ficou em segundo lugar, com 12 pontos; a Rede TV! ficou em seguida, com 11 pontos; e a Band ficou em último, com 3 pontos.

Da Redação, com informações da Folha Online