José Alencar tem dia de candidato em Minas

 O vice-presidente, José Alencar, retorna a Minas Gerais pela primeira vez após seu nome ter sido apontado como possível pré-candidato a governador da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado. Nesta segunda-feira (8) ele recebe, em Belo Horizonte, duas homenagens e poderá dizer se é ou não pré-candidato ao governo estadual.

Conforme antecipado por O Tempo, o nome de José Alencar como pré-candidato a governador no Estado surgiu há duas semanas. Sua candidatura serviria para pacificar a disputa da base de Lula, que tem como pré-candidatos o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT).

Os três pré-candidatos não abrem mão de encabeçar a chapa, o que dificultou até agora a definição do nome da base em consenso, como é o desejo do presidente Lula.

É neste ponto que Alencar poderia unir os partidos da base e acabar com as disputas dos postulantes. Costa, Pimentel e Patrus já declararam que abririam mão de encabeçar a chapa a favor de Alencar. Além disso, a avaliação é que o vice-presidente seria um forte adversário para a candidatura tucana do vice-governador, Antonio Anastasia.

O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, já disse que o Planalto enxerga em José Alencar uma boa saída para a disputa em Minas. O mesmo foi dito pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para quem o vice-presidente, se for mesmo candidato, será aclamado pela base governista.

Alencar tem condicionado a sua decisão ao seu estado de saúde e à capacidade de seu nome aglutinar todas as forças que apoiam Lula.

Aniversário. O PT concede hoje o título de militante honorário a José Alencar em meio às comemorações dos 30 anos do partido.

A homenagem é vista, internamente ao PT, como uma forma de deixar claro o apoio incondicional a qualquer decisão que Alencar venha tomar com relação a uma eventual candidatura.

De acordo com o presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes, "a homenagem será feita a Alencar por vários motivos, pelo brasileiro que ele é, pela sua história de vida, pela lealdade ao presidente Lula e a contribuição política ao PT".

A Câmara Municipal de Belo Horizonte também vai prestigiar o vice-presidente, concedendo a ele o diploma de honra ao mérito. O diploma será entregue pelo vereador Paulo Lamac (PT).

Publicado no jornal O Tempo, de 8 de fevereiro de 2010