Alencar admite candidatura e reafirma importância do PCdoB

O vice-presidente José de Alencar (PRB) esteve em Belo Horizonte nessa segunda-feira (08/02) para participar de diversas solenidades. A primeira foi o recebimento do título de Mérito Legislativo concedido pela Câmara Municipal de BH, por indicação do já falecido vereador Sérgio Ferrara. Depois, o vice presidente participou da posse da nova diretoria da OAB Minas e, logo após, recebeu o título de militante honorário do Partido dos Trabalhadores (PT) na cerimônia de posse da nova presidência.

José de alencar

Em seu discurso, o vice presidente, que já há alguns dias vem sendo cotado para concorrer ao governo de Minas declarou que admite sua candidatura em nome da unidade em Minas. Porém ele deixou claro que ainda não pode admitir sua candidatura até estar convicto do seu estado de saúde. “Ainda não sou candidato, pois me encontro em tratamento”. José de Alencar afirmou que é necessário esperar os resultados dos exames que serão feitos nos dias 16 e 17 de março para saber se está curado. “Tenho que estar seguro que se eleito vou poder assumir e cumprir meu cargo”, ressaltou o vice presidente.

Sem citar o nome da Ministra Dilma Rousseff, José de Alencar reafirmou que se candidatar não é seu desejo pessoal, mas uma forma de ajudar o governo Lula, para que se tenha um palanque forte e unido em Minas. Em sua fala, Alencar citou a importância dessa unidade e deu destaque para o papel que o PCdoB tem desenvolvido na base do governo. “O PCdoB é um grande amigo nosso e o tenho como um aliado”, afirmou, lembrando ainda, que o partido sempre esteve ao seu lado, desde a primeira eleição quando e ele foi indicado para ser vice de Lula. "Enquanto alguns do próprio PT me vaiaram, o PCdoB me apoiou", ironizou com certa amigabilidade o vice presidente.

Na oportunidade, Alencar fez um retrospecto da sua carreira política e relembrou como tudo começou, quando ele ainda era do PL. “E hoje vou receber um título de militante do PT, fico feliz como tudo tem se encaminhado bem, pra mim é uma honra, receber um título que não existe na história do Brasil”.

Ele ainda citou o deputado Carlin Moura (PCdoB) e seu empenho no Estado. Não poderia deixar de citar esse deputado que me visitou por diversas vezes, que tem feito um trabalho em prol do governo Lula em Minas. “Estamos criando laços fortes”, afirmou.

Briga pela Vice

Dois pontos certos foram citados pelo vice presidente para que ele se candidate. O primeiro são os resultados médicos, já que ele há 13 anos luta contra o câncer, e o outro, é um “palanque limpo”, ou seja, sem desentendimentos e divergências na base aliada. Para quem entendeu, ele deixou uma dica sobre os desentendimentos dentro do PT entre Pimentel e Patrus, que já abriram mão da candidatura para José de Alencar, mas que porém, já sinalizam uma nova briga pela vice.

Sem citar quem seria seu provável vice, José de Alencar desferiu elogios ao Ministro do Desenvolvimento e Combate a Fome, Patrus Ananias, nome cotado dentro do PT para concorrer ao governo. Retribuindo as palavras de elogios do Ministro, José de Alencar deixou transparecer seu contentamento e orgulho pelo trabalho que o Ministro vem fazendo para minimizar as desigualdades. No fim, ele afirmou que é uma honra está sempre ao lado de Patrus.

Ao receber o título de "militante honorário" do PT, durante o evento de posse dos presidentes estadual e municipal da legenda, carismático e muito direto, José de Alencar brincou, "vou perguntar ao Reginaldo Lopes (presidente estadual do PT) se com esse título, eu tenho direito a voto dentro do PT", disse, sorrindo o vice presidente. Ficou aí mais dica.

De Belo Horizonte,
Sheila Cristina