Sem categoria

Estádio das "greves do ABC" pode virar Museu do Trabalhador

O Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), pode sediar o Museu do Trabalho e do Trabalhador e se tornar patrimônio cultural nacional. O local, também conhecido como Estádio da Vila Euclides, foi tombado provisoriamente pelo Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo) em 2002.

O prefeito Luiz Marinho (PT) visitou na última terça-feira (2) o estádio, localizado na região central da cidade, acompanhado dos secretários de Cultura, Leopoldo Nunes, de Esportes e Lazer, José Luiz Ferrarezi, e de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Buso.

"Temos propostas para a criação do Museu do Trabalho e do Trabalhador e do Memorial da Vila Euclides com o objetivo de preservar a história deste estádio. Além disso, o espaço pode ser modernizado e ampliado para que as equipes locais de futebol continuem a disputar os campeonatos profissionais e amadores", afirma Marinho.

Palco das grandes manifestações sindicais dos trabalhadores metalúrgicos de São Bernardo e Diadema em 1979 e anos seguintes, época das greves históricas realizadas ainda durante o regime militar, o estádio conta com campo de futebol gramado, arquibancada para 13 mil pessoas, duas quadras de tênis iluminadas, sala para xadrez e dama e sala preparada para competições de tênis de mesa.

Fonte: Rede Brasil Atual