Sem categoria

 Serra visita MG para tentar desfazer mal-estar com mineiros

Nesta segunda-feira (19), o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, estará em Minas Gerais. Serra tenta vencer um obstáculo em sua campanha: convencer o eleitorado local de que ele merece os votos dos mineiros mesmo tendo sido o responsável por acabar com o sonho do ex-governador Aécio Neves de ser o candidato do PSDB ao Planalto.

Apesar de reiteradas declarações públicas em tom conciliatório, Aécio ainda não deu demonstrações de ter perdoado Serra pela forma truculenta como foi tratorado em sua pretensões presidenciais.

Apesar da legislação autorizar a campanha eleitoral só a partir de junho, os tucanos já falam abertamente que a visita de Serra à Minas é o primeiro ato de campanha do candidato tucano.

Para a cúpula do PSDB, o evento será a primeira prova concreta de que Aécio liderará seu grupo político em favor de Serra e do seu candidato ao governo, Antonio Anastasia (PSDB) – vice que assumiu o cargo e disputará a reeleição. Até por isso o evento é chamado de “Minas é Serra e Anastasia”. No encontro, o candidato tucano a presidente terá de elogiar as ações de Aécio no governo de Minas e ressaltar importância dele como liderança nacional.

Lideranças do PSDB apostam que uma vitória em Minas garante a chegada de Serra ao Planalto, mesmo que o candidato não saia vitorioso no Nordeste. Para a conta fechar, é preciso que o tucano se saia muito bem no Sul e no restante do Sudeste. Principalmente em São Paulo, Estado de origem de Serra. Contudo, vencer em Minas não é uma tarefa fácil. Nas duas últimas eleições presidenciais (2002 e 2006), os tucanos foram superados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com mais de 65% dos votos.

Dilma é a preferidas dos prefeitos

Apesar de oba-oba que cerca a visita de Serra a Minas, o tucano deverá encontrar um cenário pouco favorável.

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo nos maiores colégios eleitorais de Minas, que, juntos, representam 51% do eleitorado mineiro, revela que pelo menos 22 prefeitos farão campanha para a candidata do presidente Lula contra 13 que darão apoio a Serra. Dois prefeitos apoiam Marina Silva (PV) e os outros 13 dizem que ainda não definiram que candidato vão apoiar.

O levantamento mostra que Dilma atrai pelo menos três prefeitos fiéis ao governador Aécio Neves (PSDB) e indica possíveis dissidências entre representantes de partidos da coalizão de Serra. Dois prefeitos do PPS, um do DEM e até um do PSDB afirmam estar indecisos entre Serra e Dilma.

Da redação,
Cláudio Gonzalez, com agências