Sem categoria

PCdoB expressa “incondicional solidariedade” ao povo chinês

Sensibilizado pela catástrofe vivida pelo povo chinês desde que, no dia 14, um terremoto atingiu a região Yushu, matando mais de duas mil pessoas, o PCdoB emitiu nota dirigida ao PC da China e à Embaixada do país no Brasil se solidarizando com governo e população.

Terremoto China - AFP

“Consternados devido às perdas humanas e materiais provocadas pelo terrível terremoto que abalou a China, em nome do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, seus quadros, filiados e militantes, enviamos o nosso mais profundo pesar e incondicional solidariedade ao Partido Comunista da China e ao povo chinês”, diz a nota, assinada pelo presidente Renato Rabelo e o secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu.

“Desejamos conforto pelas perdas humanas e força e determinação para a reconstrução da região devastada”, finaliza a mensagem, com votos de “muita força” aos chineses.

Nesta terça-feira, 20, o número de mortos chegou a 2.046, além de 193 desaparecidos e 12.135 feridos, dos quais 1.434 estão em estado grave. O tremor, de magnitude 7,1 na escala Richter, devastou a região Yushu, situada a quase quatro mil metros acima do nível do mar e que faz fronteira com a região autônoma do Tibete, com 97% de sua população pertencente a essa etnia. A cidade mais afetada foi a de Jiegu, em que moravam cerca de 100 mil pessoas e onde mais de 85% das casas desabaram.

Da redação, com agências