Programa de Saúde Bucal de Aracaju é premiado

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) premiou, na sexta-feira (23), os municípios vencedores do Prêmio Brasil Sorridente, criado para valorizar prefeituras que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. Aracaju ficou em primeiro lugar na categoria que reuniu municípios com mais de 300 mil habitantes e será uma das quatro cidades premiadas.

Participou da solenidade de entrega da premiação, que ocorreu na sede do CFO, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone; e a cirurgiã-dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo Leite, Vânia Cristina dos Anjos, sorteada para representar os profissionais de saúde que atuam no programa de saúde bucal da capital sergipana.

Este ano, 26 municípios de 14 Estados concorreram ao prêmio, que inclui um consultório odontológico fornecido pela empresa Dabi Atlante. O resultado foi divulgado no dia 19 de março, após avaliação feita pela comissão responsável pela análise das cidades candidatas. "Aracaju apresentou os melhores indicadores relativos ao número de habitantes por número de cirurgiões dentistas, número de equipes de saúde bucal e da saúde da família, de policlínicas e também centros especializados de odontologia", revela a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Iucema Santos.

O município teve ainda o menor nível epidemiológico de cárie entre as 22 cidades concorrentes em sua categoria, ficando melhor posicionada do que capitais como Florianópolis (SC) e Forteleza (CE). "O índice de extração já foi maior do que 50% do valor total de atendimentos realizados em Aracaju. Hoje, não chega a 10%, o que denota que a assistência de prevenção melhorou muito", diz Iucema.

Ainda de acordo com a coordenadora, a prefeitura tem capacitado o seu conjunto de profissionais de odontologia e tem pago os melhores salários a cirurgiões-dentistas, entre as cidades analisadas. "Desprecarizamos também a contratação de profissionais do Sistema Único de Saúde em Aracaju, o que ajudou na melhoria do serviço", reforçou.

Índices

Aracaju possui hoje uma população estimada em 544 mil habitantes, dos quais 486 mil são atendidos pelo SUS, o que dá um índice de cobertura de 96%. Esse público é atendido nas 43 USFs da Rede de Atenção Básica e também na Rede de Atenção Especializada, no CEO, e Rede de Urgência e Emergência, por meio do Hospital Nestor Piva, para casos extremos.

Outro fator que impulsiona a qualidade dos serviços são os cursos de capacitação em saúde. "Fizemos em 2009 curso de saúde da criança, do adolescente e do adulto, de ética profissional e odontologia legal, além de radiologia odontológica, odontologia estética e medicina antroposófica, entre outras instruções", complementa a coordenadora Iucema Santos.