Sem categoria

Google censura e bloqueia Cuba no Youtube

A editora do sítio digital Cubadebate Rosa Miriam Elizalde assegurou nesta quinta-feira (20) que Cuba está sendo censurada e bloqueada por dar informação transparente, o que configura uma agressão política.

Durante uma sessão do Encontro com a Palavra, realizado no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, a jornalista classificou como atentado à libedtade de expressão a notificação do centro técnico do Youtube – propriedade do Google – de fechamento da conta de Cubadebate na rede social por uma infração do copyright.

"Isto faz pensar em uma agressão de tipo político", insistiu Elizalde depois de registrar que para fazer uma reclamação o Youtube exige dados pessoais dos demandantes, que correm o risco de ser entregues ao grupo terrorista encabeçado por Luis Posada Carriles.

Elizalde explicou que a medida responde à difusão de um fragmento do vídeo da apresentação em Miami del Fundo Legal para Posada Carriles, editado de um material mais amplo que circulou na rede e tinha sido reproduzido em vários sítios, sen autoria.Indicou que é significativo o fechamento da conta, pois o vídeo peli qual se trata de justificar a ação foi publicado em diversos espaços dentro e fora da rede, inclusive no da televisão estadunidense CNN.

A apresentação do Fundo Legal, constituído para apoiar Posada Carriles no julgamento em El Paso, Texas, contém além do mais uma lista dos principais contribuintes, afirmou a editora.Entre eles, sublinhou, estão a deputada republicana Ileana Ros Lethinen, o senador Marcos Rubio, que propõe ações violentas contra Cuba, e outras figuras políticas do estado da Flórida.

A jornalista questionou por que penalizar Cubadebate por publicar um extrato de seis minutos do vídeo e não diversas publicações estadunidenses que roubaram materiais exclusivos desse meio sem fazer qualquer referência ao autor.

Prensa Latina