Sem categoria

Atentado deixa ao menos 37 mortos e 78 feridos em Bagdá 

Ao menos 37 pessoas morreram nesta quinta-feira (27) e outras 78 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba no noroeste de Bagdá. Este balanço de vítimas foi confirmado por fonte do Ministério da Defesa iraquiano. 

O ataque, já confirmado pelo Ministério do Interior iraquiano, ocorreu pelas 13h30 locais, no bairro de Chula, zona norte da capital iraquiana. As fontes explicaram que o veículo carregado de explosivos foi detonado em um bairro xiita, perto de onde ocorria um funeral. Parte dos feridos está em estado grave, segundo as fontes, que não descartam que o número final de mortos ainda possa elevar-se.

Antes do atentado, fontes policiais haviam informado sobre outros cinco ataques registrados, também nesta quinta-feira, em diferentes pontos de Bagdá, que causaram sete mortos e 20 feridos.

Estes incidentes ocorrem dois dias após o fim do Arbaeen, uma das mais sagradas celebrações dos muçulmanos xiitas que leva milhões de pessoas a peregrinar até Kerbala, e também uma das ocasiões em que se registam frequentes atentados à bomba alegadamente perpetrados por rebeldes sunitas. Este ano morreram quase cem pessoas durante o Arbaeen.

Nos últimos dias, o Iraque foi cenário de vários atentados com carros-bomba que causaram dezenas de mortos. O mais grave deles foi perpetrado na última quinta-feira (20), na cidade sulina de Karbala, onde cerca de 50 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas em dois atentados suicidas perpetrados no norte e no sul dessa cidade.
Quatro dias depois, outras 31 pessoas pereceram e 80 ficaram feridas por três carros-bomba que explodiram na mesma cidade de Karbala.

Da redação, com Terra e Publico 20