Sem categoria

Comitê Central propõe reforçar identidade comunista

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil realizou no último fim de semana (19 e 20) a sua sexta reunião plenária, com uma vasta agenda política e organizativa. Foram aprovadas duas resoluções sobre a conjuntura política e econômica, um documento comemorativo do 89º aniversário do Partido, uma resolução para preparar o 90º aniversário e uma nota de repúdio à agressão imperialista na Líbia.

Reunião Comitê CEntral do PcdoB 19 março 2011

Reforçar a identidade comunista do PCdoB, acentuando suas fronteiras e demarcações com as ideias social-democratas, reafirmando a luta pelo socialismo e o protagonismo partidário como instrumento das mudanças e da revolução, com um consistente crescimento eleitoral, ligação do partido às massas trabalhadoras e populares participando intensamente das suas lutas – estes foram aspectos salientes dos debates, a partir da intervenção de abertura do presidente do partido, Renato Rabelo.

Leia também

A resolução política chama à constituição de direções estáveis e coesas, ao reforço do caráter militante do partido, à consolidação de uma militância consciente, combativa e organizada. “Sem partido forte, as vitórias são improváveis e os êxitos efêmeros”, disse Renato Rabelo, lembrando que as comemorações dos 90 anos do PCdoB, em 2012, devem constituir-se num marco importante para reavivar esses conceitos.

Obama, chefe do imperialismo

O Comitê Central reiterou a posição do partido sobre a visita de Barack Obama ao Brasil neste final de semana. “Embora o presidente dos Estados Unidos diga que chega em nome de abrir uma nova etapa nas relações com o continente, o imperialismo estadunidense não mudou essencialmente a sua política. Os comunistas brasileiros não têm ilusões sobre o que o presidente Obama representa. Trata-se do chefe de Estado e de governo da principal potência imperialista, inimiga principal dos povos de todo o mundo", ressaltou o presidente do Partido em sua intervenção.

Tarefas dos comunistas

A direção nacional aprovou uma ampla gama de orientações sobre as tarefas imediatas do Partido: uma resolução propondo mudanças econômicas para assegurar um projeto nacional de desenvolvimento soberano e democrático; um documento comemorativo do 89º aniversário do partido, que transcorre no próximo dia 25, seguido de propostas para as celebrações do 90º aniversário em 2012 e a convocação do 7º encontro nacional sobre questões de partido, para os próximos dias 15 a 17 de abril.

Entre as tarefas e desafios destacam-se: o apoio ao governo da presidente Dilma, mobilizando os movimentos sindical, popular, estudantil e o conjunto dos movimentos sociais, para que o país avance no rumo das mudanças e da realização de reformas estruturais; contribuir para a união da ampla e heterogênea base de sustentação do governo também no sentido da realização de mudanças progressistas no País; construir um projeto eleitoral para 2012 que assegure a continuidade da acumulação de forças do partido nessa frente; difundir e defender o programa socialista do partido aprovado no 12º congresso; fortalecer e expandir o partido em todos os domínios; lutar pela reforma política democrática e pelas reformas estruturais; e contribuir para a aprovação de um Código Florestal que equacione com equilíbrio a produção e a proteção do meio ambiente.

Da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação do Comitê Central do PCdoB