Ceperj recebe visita de delegação da República Popular da China

Pelo terceiro ano consecutivo, funcionários da China visitam a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do RJ). Desta vez, o presidente da instituição, Jorge Barreto, recebeu comitiva de 23 membros da província de Shanxi e de várias cidades, chefiada pelo diretor geral do Partido Comunista Chinês, Zhang Gaohong.

A visita ao Rio de Janeiro, a convite da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China de Macau, teve como objetivo conhecer detalhes sobre a administração e serviços públicos brasileiros, incluindo a organização de concursos realizados pela Ceperj .

Jorge Barreto iniciou sua explanação falando sobre a Fundação como Escola de Governo voltada para a educação dos servidores de diversas entidades que integram o governo e as prefeituras, objetivando o planejamento e implementação das políticas públicas.

Depois de ouvir explicações de Barreto, os membros da delegação demonstraram interesse no recrutamento e seleção de funcionários públicos por meio de concursos e também no treinamento e formação dos servidores pela Escola de Gestão e Políticas Públicas da Ceperj, com seus cursos de pós-graduação e de áreas técnico-administrativa e gerencial, além da modernização do ensino a distância.

O presidente da Fundação também explicou aos chineses as atividades do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas, que produz indicadores como o PIB estadual/municipal, e mostrou técnicas de estudo e pesquisa de coleta de dados geográficos, sociais, econômicos e ambientais que retratam a realidade do Rio de Janeiro. Barreto entregou a cada um dos membros da comitiva chinesa o Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro – 2010, exemplares da Revista de Economia Fluminense e falou sobre as publicações do Índice de Qualidade dos Municípios (IQM Verde e de Sustentabilidade Fiscal).

As instituições parceiras no dia a dia da Ceperj também foram lembradas: Enap (Escola Nacional de Administração Pública); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O chefe da delegação chinesa Zhang Gaohong fez várias perguntas a Jorge Barreto, entre elas, contratação de funcionários pelo estado. Ao responder a todas, Barreto explicou que a realização de concurso público é fundamental para promover direitos iguais a todos os brasileiros e, como consequência, o fortalecimento do Estado, que prioriza a contratação do funcionário, garantindo a permanência do servidor por até 30 anos, como determina a Constituição Federal.

Além de Barreto, estavam presentes ao encontro o vice-presidente da Fundação Ceperj, Ronaldo Braga, o diretor de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Institucional, João Carlos Carvalho, a diretora da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Maria Auxiliadora do Carmo, e o assessor jurídico Rafael Rihan. A reunião terminou com troca de brindes.

Antes da visita à Fundação Ceperj, os 23 membros da comitiva chinesa participaram de um curso de cinco dias ministrado pelo Conselho de Minerva – que reúne ex-alunos, alunos e professores da UFRJ – para conhecerem a um pouco sobre a administração no Brasil; visitaram a Câmara dos Vereadores, a Assembléia Legislativa e já têm reunião agendada na Prefeitura de Curitiba e em Brasília.