Sem categoria

Cuba condena agressão contra a Líbia

Cuba condenou neste domingo (20) de maneira enérgica a intervenção militar estrangeira na situação interna que sofre a Líbia. Os conflitos devem ser resolvidos pela via do diálogo e a negociação, e não mediante o uso da força militar, sublinha um comunicado do ministério das Relações Exteriores da nação caribenha difundido pelo Noticiário Nacional de Televisão.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas cedeu à pressão de algumas potências ocidentais para criar as as condições propícias a esta agressão, a qual constitui uma grosseira manipulação da Carta da ONU, das faculdades do Conselho e é outro exemplo do duplo critério que caracteriza sua conduta, assinala a nota.

Não obstante – agrega o texto – a resolução 1973 aprovada na quinta-feira passada pelo Conselho de Segurança de nenhuma maneira autoriza esses ataques contra o território líbio, o que constitui uma violação do direito internacional.

As potências ocidentais que protagonizam a agressão à nação do norte da África ocasionam mortes, feridas e sofrimentos a pessoas inocentes, alguns desses países são os responsáveis pela morte de mais de um milhão de civis no Iraque e mais de 70 mil no Afeganistão, chamando isso de danos colaterais.

Também – acrescenta a declaração – são cúmplices dos crimes contra o povo palestino.

Cuba respalda o direito inalienável do povo líbio a exercer sua autodeterminação sem nenhuma interferência estrangeira, repudia a morte de civis alo e em qualquer lugar, e apoia a integridade territorial e a soberania dos recursos dessa nação, concluo o texto.

Prensa Latina