Sem categoria

Ex-presidente dos EUA visita Cuba a convite de Raúl Castro

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter chega nesta segunda-feira (28)  a Cuba, nove anos após sua primeira viagem à ilha. Ele se reunirá com o governante cubano, Raúl Castro – que o convidou ao país -, o cardeal Jaime Ortega e a comunidade judaica.

A viagem do ex-presidente norte-americano (1977-1981) a Havana se estenderá por três dias, como um convite do governo do Castro, segundo anunciou nesta semana o Centro Carter nos Estados Unidos. 

Segundo a agenda oficial divulgada em Havana, Carter chegaria às 10h50 (11h50 do horário de Brasília) da segunda-feira, e posteriormente visitará a sede do Patronato da Comunidade Judaica de Cuba.

Nsse mesmo dia se reunirá no Arcebispado de Havana com o cardeal Ortega, que nos últimos nove meses liderou um inédito diálogo entre a Igreja Católica e o Governo, e intermediou o processo de libertação dos presos do "Grupo dos 75" opositores condenados em 2003.

O encontro com Raúl Castro será realizado no Palácio da Revolução na terça-feira, quando o político e Prêmio Nobel da Paz americano também visitará o Convento de Belém no centro histórico de Havana.

Uma entrevista coletiva está prevista para a quarta-feira no Palácio de Convenções da capital cubana.

Na primeira visita, Carter foi a figura política americana de maior nível que visitou a ilha desde o triunfo da Revolução em 1959.

Seu programa incluiu reuniões com Fidel Castro e com membros da dissidência, ao tempo que visitou a Conferência Episcopal cubana, o pólo cientista e até assistiu a um jogo de beisebol.  Além disso, fez um discurso televisionado ao vivo sobre temas bilaterais da Sala de aula Magna da Universidade de Havana.

Com Opera Mundi