Vereadora quer nova audiência para debater o transporte público

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) solicitou, nesta segunda-feira (28/03), a realização de uma audiência pública, cuja data será definida ainda, para debater a qualidade do transporte público e a nova tarifa para Manaus. A parlamentar pretende fazer um debate mais amplo e vai chamar especialistas de várias áreas, técnicos e a sociedade civil para participar da reunião.

“Ficaram muitas dúvidas e, por isso, queremos uma nova audiência aprofundar o debate sobre o tema com a população Não estou convecida desta planilha. Para mim, esta tarifa é exobritante”, disse.

Lucia Antony não se conveceu das explicações dadas pelo presidente do SMTU, Marcos Cavalcante, no último dia 23 de março, quando ele esteve na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para falar sobre a proposta de aumento para R$ 2,80 no valor da tarifa técnica do novo sistema de transporte coletivo de Manaus. Ela considerou as explicações bastante contraditórias, levantando suspeitas sobre as informações passadas para justificar o acréscimo da tarifa, em especial, no que se refere aos custos com o óleo diesel e com a mão-de-obra contratada.

“A tarifa está calculada a mais do que deveria ser na cidade de Manaus. Precisamos ver qual é a tarifa justa. A Câmara Municipal não pode legitimar uma tarifa que tem um reajuste muito alto e que não corresponde a um sistema de transporte coletivo de qualidade”, falou, na época, Lucia Antony.