GHC promove encontro sobre saúde do índio

A Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CEPPIR) e o Centro de Participação Cidadã do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promovem nesta quinta-feira, 28 de abril, uma roda de conversa sobre a saúde do indígena.

No encontro, que deve contar com a participação de líderes caingangues e guaranis, estão discussões sobre as características específicas do atendimento aos índios como saúde mental e pré-natal de gestantes, que tem os protocolos de saúde adaptados a aspectos culturais relevantes para essa população. Também será apresentado um relatório sobre os atendimentos de saúde para esse grupo étnico nos hospitais do GHC no ano de 2010.

Na reunião, vão ser planejadas ações entre o Grupo Conceição e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. A pasta assumiu o tema no lugar da Funasa, que passou a se dedicar a outras políticas para a população indígena. Serão discutidas ainda as participações das secretarias estadual e municipal de Saúde.

Profissionais e gestores da Sesai pretendem utilizar a experiência do GHC no atendimento aos índios. Também devem ser planejadas oficinas para treinar os trabalhadores do Grupo Conceição. O objetivo é prepará-los para reconhecer as características culturais que devem ser respeitadas sem prejuízo aos protocolos de saúde tradicionais.

Referência no atendimento aos indígenas

No Rio Grande do Sul, estão cadastrados mais de 23 mil índios. O Grupo Conceição é a principal referência para internações, ocupando o primeiro lugar em 2009, e o segundo em número de consultas.
Segundo o coordenador do Centro de Participação Cidadã, Alberto Terres, o encontro vai reforçar o compromisso do GHC com este grupo da população:
_ Queremos articular os entes da área da saúde e capacitar nossos profissionais para garantir um tratamento eficiente e digno aos indígenas, assim como também trabalhamos para atender as especificidades da mulher e da população negra.

ASSUNTO: Roda de Conversa – Saúde do Indígena
DATA E HORÁRIO: Quinta-feira, 28 de abril, das 9h às 12h.
LOCAL: Auditório do Hospital Cristo Redentor (Rua Domingos Rubbo, 20 – 4º andar, Bairro Cristo Redentor – Porto Alegre/RS).
FONTE: Coordenador do Centro de Participação Cidadã, Alberto Terres.

Fonte: Assessoria de Comunicação GHC