Sem categoria

Senadores defendem validação de diplomas de medicina de Cuba

O senador João Pedro (PT-AM) disse que o Brasil deve reconhecer o diploma de inúmeros brasileiros e brasileiras que cursam medicina naquele país e que não conseguem o reconhecimento no Brasil. A opinião do petista recebeu o aval de outros senadores.

João Pedro fez esta observação ao parabenizar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que foi reconduzida para a coordenação da Frente Parlamentar Mista Brasil-Cuba relançada nesta quinta-feira (9), tornando-se o mais antigo grupo parlamentar do Congresso Nacional e integrado por 180 deputados e senadores de todos os partidos.

Vanessa lembrou que "a ilha" passa por momentos delicados pelo bloqueio econômico. Mesmo assim, a Escola Latino Americana de Medicina (Elam) jamais deixou de receber estudantes brasileiros, venezuelanos, peruanos e africanos que lá cursam medicina sem pagar nada, tudo subsidiado pelo governo cubano.

"Cuba oferece mais de dez mil vagas para o curso de medicina para alunos do mundo inteiro. A história há de reconhecer essa ação do governo cubano, que sofre com os bloqueios econômicos, como um gesto humanitário", completou o senador petista.

João Pedro cobrou uma definição do governo para o reconhecimento dos diplomas para que esses jovens médicos, brasileiros que lá se formaram, possam trabalhar para a população brasileira. Isto, segundo ele, porque em mais de 700 municípios não há um único médico.

Em reuniões de que participa no Ministério da Saúde com a presença do Conselho Federal de Medicina (CFM), Vanessa observa que Cuba e a Elam são vistas com respeito, pela qualidade do ensino na área de saúde e, sobretudo, na área médica. "Então, não há por que esses jovens enfrentarem tantas dificuldades ao chegarem ao Brasil e não terem seu diploma reconhecido", defendeu.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) também citou o exemplo de parceria que firmou quando era governador do Amazonas para trazer professores da área sanitária às universidades locais. "Faço das palavras do senador João Pedro as minhas palavras, em relação à justiça pelas parcerias com o governo cubano, não apenas formando médicos, mas trazendo professores universitários para o Brasil”.

Conseguimos avanços no controle e combate à dengue, no combate à malária, graças a uma parceria com a saúde básica de Cuba, disse ele, também defendendo a validação dos diplomas de Medicina obtidos por alunos brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado