Petróleo e gás: Amazonas terá aporte de R$ 4,5 bi em 4 anos

Os investimentos em exploração e produção de petróleo nos próximos quatro anos no Amazonas serão de R$ 4,5 bilhões, conforme informações concedidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante audiência pública, realizada na manhã desta sexta-feira (12/8), na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. O evento foi organizado pela Subcomissão Permanente da Amazônia do Senado Federal em parceria com a ANP e o Governo do Estado do Amazonas.

Petróleo e gás Amazonas - Jimmy Christian

A senadora Vanessa Grazziotin, presidente da Subcomissão, destacou a necessidade dos investimentos em pesquisa para atrair novas empresas para explorar o potencial da Região. “A possibilidade de termos grandes reservas é muito grande”, destacou. Para a parlamentar, o Amazonas pode se tornar um dos mais importantes pólos ‘gás-químico’ do País. “É uma importante alternativa econômica para o Estado”, avaliou.

Vanessa destacou que a bacia do Solimões é a terceira sedimentar em produção de óleo no Brasil, com reservas provadas de 104 milhões de barris de petróleo. “O nosso estado é responsável por 19% da produção brasileira de gás natural e 2,5% da produção de petróleo nacional, sendo o terceiro maior produtor do País e o primeiro em terra”, disse.

O presidente da HRT, Marcio Rocha Melo, ressaltou o potencial do Amazonas como um “gigante que está dormindo”. O executivo afirmou que a empresa vai anunciar quatro descobertas no Estado ainda neste ano.

Para a diretora da ANP, Magda Chambriard, é necessário que os amazonenses apostem na exploração do petróleo e gás para impulsionar o setor no Estado. “Não há investimento empresarial se não houver pesquisas”, destacou a executiva.

Participam ainda do evento o gerente geral da unidade de operações da Petrobras, Luiz Ferradans, o presidente da HRT, Marcio Rocha Melo, o secretário Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava, do secretário de Gás e Óleo do município de Coari, Jurandy Aires, a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Cristina Ferreira, e o deputado estadual Sinésio Campos.

Assessoria de Comunicação