Sem categoria

Soldados líbios estão dispostos a defender Trípoli, diz porta-voz

O porta-voz do governo da Líbia, Moussa Ibrahim, pediu diálogo às partes envolvidas na guerra civil no país, mas ao mesmo tempo advertiu que há "milhares e milhares de soldados preparados para defender Trípoli" diante do avanço dos combatentes rebeldes à capital.

Em um pronunciamento divulgado pela emissora de televisão Al Jazeera, Ibrahim acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de "provocar o caos" com seus bombardeios e acusou os líderes Barack Obama (EUA), David Cameron (Reino Unido) e Nicolas Sarkozy (França) de serem os "responsáveis morais de qualquer morte desnecessária".

"Temos milhares de militares e milhares de voluntários protegendo a cidade. Não são apenas patriotas; têm aqui famílias e casas que querem defender. Sabem muito bem que, se os rebeldes entrarem, haverá sangue por todos os lados", afirmou.

As forças armadas da rebelião líbia, que lutam há sete meses para derrubar o governo do presidente Muamar Kadafi, anunciaram o começo da "libertação de Trípoli". Um dos insurgentes, que se identificou como Abu Bakr el Misrata, declarou para a televisão Al Jazeera que a sublevação começou "desde o coração da cidade, ante a chegada próxima das forças rebeldes".

Fonte: Terra