Sem categoria

PMDB discute eleições municipais em encontro nacional

O segundo maior partido da base do governo – o PMDB – vai promover, nesta quinta-feira (15), em Brasília, um encontro nacional. O evento, uma semana após o congresso nacional do PT, denominado de “Fórum Nacional O PMDB e os Municípios – Cidadão, Cidade e Cidadania – Uma Vivência Democrática”, vai discutir problemas de interesse da sociedade e do partido, como o fortalecimento da legenda nas eleições municipais de 2014 para construir condições de lançar candidato a presidente da República.

PMDB discute eleições municipais em encontro nacional

O anúncio foi feito pelo presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), na última reunião da Executiva Nacional do PMDB. “Será um dia histórico porque amanhã será divulgado documento com as bandeiras do partido, com a defesa da saúde, educação, mobilidade urbana, segurança pública, meio ambiente e questões fundamentais para uma vivência democrática e mais humana para todos”, diz Raupp.

Segundo o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), que cuida da parte programática, o PMDB vai condenar a criação de qualquer imposto ou aumento de carga tributária para custear a Saúde na votação da Emenda 29, e também contra qualquer regulação da mídia.

"O documento, certamente, trará uma manifestação clara sobre mídia, a favor da liberdade de imprensa e contra qualquer restrição, constrangimento ou o que leve a mídia a ser submetida a prévia avaliação. Regulação de mídia não se incorpora às práticas das modernas democracias", disse Padilha.

A presidente Dilma Rousseff foi convidada por Raupp para o coquetel de encerramento do fórum, mas ainda não confirmou presença.

Família peemedebista

“Reuniremos toda a família peemedebista”, afirma o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), destacando a presença de cerca de 1.200 prefeitos, o maior número dos 8.500 vereadores, vice-prefeitos, parlamentares, governadores e vice-governadores da sigla. E do vice-presidente da República, Michel Temer.

Com relação às eleições municipais, ele adianta que o partido vai ter candidato próprio em todos os municípios, ressaltando que aliança com o PT está sólida no plano federal, mas até a eleição de 2016 o PMDB pode ter candidato à presidente da República.

Michel Temer fará o lançamento da campanha para a eleição municipal. Haverá grande destaque para as candidaturas de Gabriel Chalita, em São Paulo, e de Eduardo Paes, no Rio. O PMDB quer reforçar a candidatura de Chalita, como forma de reagir às investidas do ex-presidente Lula para tirá-lo da disputa em São Paulo em favor do seu candidato: o ministro da Educação Fernando Haddad.

PMDB já têm candidatos

As candidaturas do PMDB em 24 capitais já estão definidas. Só falta definir os nomes que vão concorrer em Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). No fórum de amanhã, o deputado Gabriel Chalita (SP), candidato à Prefeitura de São Paulo, foi escolhido estrategicamente para fazer uma palestra sobre “Educação emancipadora”, em contraponto a seu concorrente no campo governista. Em pesquisas internas do partido, Chalita aparece com 9% de intenções de voto antes de começar a campanha, contra 2% de Haddad.

O PMDB já trabalha com outros nomes fortes para conquistar prefeituras de capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. O comando do PMDB articula o ingresso de Gustavo Fruet para disputar a prefeitura de Curitiba (PR). Deputados como Leonardo Quintão (MG) e Gean Loureiro (SC) pleiteiam suas candidaturas em Belo Horizonte e Florianópolis, respectivamente.

Cuiabá também terá candidatura peemedebista, depois de conquistar o governo do Mato Grosso. O mesmo acontecerá em Vitória, no Espírito Santo, que dispõe de mais de um nome para representar o PMDB e vencer a eleição na capital capixaba. “Esse quadro comprova a força do PMDB junto à sociedade”, destacou a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (ES).

Programação

14 horas – Abertura Oficial
Presidente Nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO)
Vice-Governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli
Deputado Henrique Eduardo Alves (RN) – Líder na Câmara dos Deputados
Senador Renan Calheiros (AL) – Líder no Senado Federal
Senador José Sarney (AP) – Presidente do Senado Federal
Ministro Moreira Franco – Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – Representando os Ministros do PMDB
Governadora do Maranhão, Roseana Sarney
Prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lóssio
Vice-Presidente da República, Michel Temer
15h40 – Início dos Painéis "O PMDB nas Políticas Públicas Municipais"

15h45
"A educação emancipadora é prioridade para o PMDB"
Deputado Gastão Vieira (MA)
Deputado Gabriel Chalita (SP)

16h15
"Saúde pública resolutível é prioridade para o PMDB"
Deputado Saraiva Felipe (MG)
Deputado Darcísio Perondi (RS)

16h45
"Compromisso com o meio ambiente é prioridade do PMDB"
Senador Eduardo Braga (AM)
Senador Luiz Henrique (SC)

17h15
"A segurança dos cidadãos é prioridade do PMDB"
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

17h45 – Eliseu Padilha – Deputado Federal e Presidente da Fundação Ulysses Guimarães

18 horas – Encerramento

18h20 – Coquetel

De Brasília
Com agências