Sem categoria

D. Paulo Evaristo Arns é homenageado, hoje, na Câmara de SP

A Câmara de Vereadores de São Paulo, por iniciativa do vereador Jamil Murad (PCdoB) e do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo, realiza hoje (3) uma sessão solene em homenagem aos 90 anos do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns.

homenagem dom paulo evaristo arns

“Sempre esteve ao lado dos líderes sindicais nas greves, apoiou a campanha contra o desemprego e a carestia e o movimento pelas eleições diretas. Sua luta em defesa dos oprimidos e pelo fim da desigualdade social lhe valeu dezenas de prêmios no mundo, sendo o primeiro brasileiro a ser indicado oficialmente para o Nobel da Paz”, destaca Jamil Murad.

O cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, foi nomeado em 1966 bispo auxiliar de São Paulo. Desde então, se ligou ao setor progressista da Igreja. Apoiou a criação de mais de duas mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nas periferias da metrópole.

Destacou-se, no entanto, como defensor dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, quando combateu o regime e agiu em favor das vítimas da repressão. Passou a ser o porta-voz dos que sofriam torturas nas prisões e aparelhos paramilitares em razão de atividades políticas.

No final dos anos de 1970, assumiu o projeto “Brasil Nunca Mais”, que realizou uma investigação minuciosa nos arquivos militares que comprovou a prática da tortura durante o regime militar. Também foi ele o criador da Comissão Justiça e Paz de São Paulo na defesa dos direitos humanos.

“Seu papel de destaque na defesa dos direitos humanos e sua atuação em favor dos oprimidos e por um Brasil justo e igualitário o faz merecedor desta humilde homenagem a ser concedida por esta Casa com honraria em forma de Salva de Prata”, ressalta o vereador.

Serviço:
90 anos de D. Paulo Evaristo Arns
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar, Bela Vista
Data: 3 de outubro, às 19h

Fonte: CTB